Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 05 de Dezembro de 2005 às 14:59

    Imprimir


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou, nesta segunda-feira, alertas para as defesas civis de nove Estados e do Distrito Federal a fim de prevenir sobre a ocorrência, entre hoje e quarta-feira, de chuva forte, raios e ventos. Entre hoje e amanhã, os temporais poderão ocorrer, isoladamente, em todas as regiões do Paraná e de Santa Catarina. Essa mesma previsão vale, entre hoje e quarta-feira, para o Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A previsão indica que os ventos poderão atingir até 50 quilômetros por hora (km/h) no DF e no Mato Grosso; 60 km no Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais; 70 km/h no Rio de Janeiro e 75km/h no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo.

A precipitação pluvial prevista poderá aumentar o risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras e faz a Sedec recomendar que a população evite a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável também que o cidadão busque abrigo em construções sólidas e que ofereçam proteção contra raios e ventos fortes. As defesas civis estaduais e do Distrito Federal podem orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.

A Sedec divulga alertas com o objetivo de evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram os avisos sobre a iminente ocorrência de temporais em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Os alertas para o DF e o Espírito Santo foram produzidos com base em dados do Inmet.





Fonte: RMTonline

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331605/visualizar/