Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 05 de Dezembro de 2005 às 13:47

    Imprimir


Os encontros regionais realizados pelo PMDB no último final de semana nos municípios de Tangará da Serra, médio norte, e Poxoréu, sul do Estado, serviram para confirmar que as bases peemedebistas querem o lançamento de uma candidatura própria do partido ao governo do Estado nas eleições do ano que vem. Os nomes do presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, e da deputada federal Teté Bezerra, foram lembrados para a disputa. Discussão sobre eventuais coligações e composições – para os peemedebistas - somente depois da definição das regras eleitorais de 2006.

“O desejo por uma candidatura própria é claro, legítimo. Mas só podemos pensar nisso quando as regras do jogo forem definidas. Reitero, porém, que sou um soldado do partido”, exaltou o deputado Silval Barbosa, ao ser citado em Tangará da Serra pelo presidente da Câmara Municipal, Amauri Paulo Cervo (PMDB), para uma eventual disputa majoritária.

“O nome do Silval tem crescido demais aqui na região. Seu trabalho a frente da Assembléia Legislativa é motivo de orgulho para todos os peemedebistas. Por isso achamos que tanto como cabeça de chapa ou compondo uma majoritária, ele tem plenas condições de nos representar”, insistiu Amauri Fervo. O ex-deputado federal José Amando Barbosa, bem como o ex-prefeito de Barra do Bugres, Arnaldo Pereira, além de lideranças de municípios que participaram do encontro realizado neste domingo, em Poxoréu, também elogiaram a atuação do presidente da Assembléia.

A deputada federal Teté Bezerra, que exerce o terceiro mandato de deputada federal, foi outra que recebeu citações acaloradas para uma eventual candidatura ao governo. Teté foi presidente da Prosol no período de 1987/90, onde realizou um trabalho lembrado até hoje por lideranças municipais. “Os programas sociais que temos hoje e as primeiras 50 creches de Mato Grosso foram construídas por ela. Além disso, como deputada federal Teté tem realizações hoje em mais de 100 municípios”, lembrou a primeira suplente de deputada federal e ex-prefeita de Tangará, Thaís Barbosa. O partido só não deflagra um processo aberto porque aguarda a definição das regras eleitorais do ano que vem, principalmente a questão da verticalização, e o lançamento de uma candidatura a presidente da República. A cautela se justifica porque não há como compor hoje sequer um projeto político sem estas definições. O PMDB estadual , através da vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, já está inclusive elaborando as propostas de Mato Grosso para o programa a ser defendido em 2006, mas o rumo deste projeto está atrelado a definição da disputa presidencial.

“Teremos um candidato a presidente da República. Isso vai mexer com o nosso partido e com o país. Mas é claro que as propostas que temos vão ter que ser discutidas com o nome que será apresentado à nação”, informou o presidente do Diretório Regional, Carlos Bezerra, ao fazer um histórico da situação nacional nos encontros de Tangará da Serra e Poxoréu. Para Bezerra, que tem uma clara preferência pela candidatura do governador do Paraná, Roberto Requião, qualquer um dos nomes citados hoje como pré-candidatos do PMDB tem condições de vencer as eleições presidenciais do ano que vem: Antony Garotinho (RJ), Germano Rigotto (RS), Jarbas Vasconcelos (PE), Nelson Jobim (presidente do STF) e o prório Requião.

“O povo se decepcionou com o novo, representado pelo PT, e também não quer saber do PSDB. Fernando Henrique Cardoso tem 57% de rejeição. Uma terceira via com uma proposta de mudança da política econômica pode ser o diferencial”, avalia Bezerra.

O fato é que uma candidatura presidencial, aliada à manutenção da verticalização, praticamente definiriam a necessidade de o PMDB de Mato Grosso lançar uma candidatura própria ao governo. A tese da coligação, porém, não está descartada. E nesta segunda hipótese o partido se considera aberto a várias possibilidades. O primeiro passo foi dado no final de novembro, quando lideranças do PMDB, PL, PTB se reuniram em um hotel da capital para iniciar uma conversação. Há também a possibilidade de se abrir conversações com o governador Blairo Maggi.

Os encontros do PMDB estão sendo prestigiados pelas principais lideranças políticas do Estado. Em Tangará da Serra – no sábado - estiveram presentes o presidente do Diretório Regional, Carlos Bezerra; a deputada federal Teté Bezerra; os deputados estaduais Silval Barbosa, Zé Carlos do Pátio e Nataniel de Jesus, além do prefeito de Porto Estrela, Mauro André (PMDB) e do vice-prefeito de Nova Olímpia, Fanaia. O encontro contou ainda com representantes de Barra do Bugres (ex-prefeito Arnaldo Pereira), Santo Afonso, Campo Novo do Parecis e Alto Paraguai. De Tangará da Serra estiveram presentes o presidente da Câmara, Amauri Paulo Cervo; a suplente de deputada federal Thaís Barbosa; a presidente do PMDB de Tangará, Azenate Carvalho, e o ex-deputado federal José Amando Barbosa.

No domingo, em Poxoréu, mais de 300 pessoas lotaram a Câmara Municipal para prestigiar o encontro. Entre os presentes, além de Bezerra, Teté e Zé Carlos do Pátio, participaram o prefeito de Poxoréu, Antônio Rodrigues; o prefeito de Paranatinga, Carlinhos Nascimento; o prefeito de Tesouro, Antônio Leite, além de representantes de Rondonópolis, Dom Aquino, Primavera do Leste, Campo Verde, Santo Antônio do Leste, entre outros.

Como a região do médio norte possui mais de 200 mil eleitores, o encontro em Tangará da Serra confirmou o interesse das lideranças peemedebistas em lançarem dois ou três candidatos a deputado estadual e pelo menos um a deputado federal em 2006. Uma comissão composta por um representante de cada município volta a se reunir no próximo dia 17, às 8h, na Câmara Municipal de Barra do Bugres, para fechar as indicações. De início o PMDB já tem pré-candidatos a deputado estadual em Nova Olímpia, Barra do Bugres, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. A candidatura de consenso que está surgindo hoje na região, para a Câmara Federal, é a do atual presidente da Câmara de Tangará, vereador Amauri Paulo Cervo.

No sul do Estado já há a candidatura nata do deputado Zé Carlos do Pátio. Estuda-se, porém, o lançamento de uma candidatura a deputado na região de Primavera do Leste. O nome lembrado é o do médico Paulo Bersch, candidato a prefeito nas últimas eleições municipais.




Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331648/visualizar/