Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 03 de Dezembro de 2005 às 09:32
Por: Patricia Neves

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Funarte, oferece mais uma oportunidade de qualificação a artistas, arte-educadores e estudantes acima de 15 anos. Tem início no dia cinco de dezembro a oficina “Entre o Objeto e a Pintura” . Serão cinco dias de atividades, ministradas por experientes profissionais de Mato Grosso e do Rio de Janeiro.

A oficina acontece por meio do Centro de Artes Visuais da Funarte e dá prosseguimento ao projeto da Rede nacional das Artes, implantado em 2004. A Rede é um programa que compreende a circulação de módulos itinerantes formados por artistas, críticos de arte, professores, arquitetos, pesquisadores, comunicadores e técnicos que percorrem o país realizando oficinas de criação, palestras e debates. Ano passado o programa atingiu 27 cidades e teve cerca de três mil participantes.

A iniciativa tem como objetivo sugerir novos formatos e suportes para a pintura mato-grossense, através da utilização de materiais e objetos do cotidiano como latas, garrafas, caixas de papelão e outros. As inscrições para a oficina vão até dois de dezembro e devem ser feitas no setor de Intercâmbio da Secretaria de Estado de Cultura (36139224). Há vagas para no máximo 20 alunos.

As atividades serão desenvolvidas de cinco a nove de dezembro, nos períodos matutino e vespertino. Haverá também palestras no período noturno. A SEC vai distribuir o material utilizado aos participantes. Serão usados tinta acrílica de várias cores, caixa de papelão, pincéis, garrafas pet e barbantes.

No primeiro dia será feita a apresentação, a projeção de imagens e discussão em torno da temática “objetos/pintura” na obra de Gervane de Paula, um dos artistas oficineiros. No dia seguinte haverá a elaboração de um trabalho voltado para a experimentação do material e, na seqüência, a execução do trabalho experimentação de material. Uma exposição dos trabalhos e a discussão sobre os resultados vai encerrar a oficina.

Oficineiros

Os artistas Gervane de Paula (MT) e Alexandre Dacosta (RJ), a crítica de arte Aline Figueiredo (MT) e a professora da USP, Lisbete Rebollo Gonçalves, vão repassar seus conhecimentos aos participantes através de palestras e uma série de atividades.

Gervane de Paula é pintor, desenhista e objetista. Reside em Cuiabá e começou a pintar em 1976. Já realizou inúmeras exposições em Mato Grosso, em vários estados brasileiros e também em outros países. Seu trabalho tem reconhecimento nacional e o artista já conquistou várias premiações.

Alexandre Dacosta é natural do Rio de Janeiro e tem experiência como artista plástico, cineasta, ator, músico e compositor. Na sua carreira acumula exposições no Brasil e no exterior, filmes de ficção e documentários, CDs e trilhas sonoras, shows, peças teatrais, séries, minisséries e novelas.

Aline Figueiredo é animadora cultural, crítica de arte e escritora premiada, autora de quatro livros. Nasceu em Corumbá (MS), mas está radicada em Mato Grosso há mais de 25 anos. Realizou, em 1966, a primeira Exposição de Pintura dos Artistas Mato-grossenses. Já participou de comissões organizadoras e foi curadora de diversas exposições de arte em níveis regional e nacional. Desde 1970 vem ministrando cursos de História da Arte. Fará palestra com o tema “Panorama da Arte Brasileira”, no dia 08/12.

Lisbete Rebollo Gonçalves reside em São Paulo onde é crítica de arte e professora da arte. Tem atuação nacional e internacional e fará duas palestras com os seguintes temas: “O Museu e a Exposição de Arte no Século XX” e “Arte Latino-americana no circuito das bienais: Bienal de Veneza e Bienal do Mercosul”, respectivamente nos dias 6 e 7 de dezembro.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332041/visualizar/