Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 03 de Dezembro de 2005 às 08:27
Por: Giordanna Santos

    Imprimir


Uma programação cultural especial, com teatro, música e artes plásticas, marca o fim de ano em Chapada dos Guimarães, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de Mato Grosso. A abertura será hoje, com a apresentação do Teatro Mosaico.

De acordo com o Secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães Daniel Pellegrim, a programação tem como objetivo trazer mais opções para os moradores de Chapada, como também para os visitantes, incluindo programação cultural nos roteiros turísticos.

Além disso, enfatiza ele, iniciativas como essa agregam valores artísticos à cidade. "Isto gera diferenciais que possibilitam uma maior visibilidade, somando mais valores às potencialidades naturais do município".

Hoje, o Teatro Mosaico encenará a peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare, às 20h30, na praça Dom Wunibaldo. Os eventos culturais terminam no dia 31 deste mês, com o Revéillon de Chapada, também realizado na praça, no centro da cidade, com início previsto para às 20h.

"A realização de eventos artísticos e culturais em Chapada contribui para a formação de um público consumidor de produtos culturais. O que é importante para o desenvolvimento do processo cultural e turístico de nossa cidade e de nosso Estado. Além disso, os eventos abrem espaço para novos talentos e artistas locais", afirma o prefeito Gilberto Mello.

No próximo final de semana, no dia 10 de dezembro, será realizada a abertura da Exposição Chapada dos Guimarães tem História, das artistas plásticas Almira Reuter e Elieth Gripp. A mostra acontece no Centro de Apoio ao Turismo (CAT), às 19h.

Também no dia 10 haverá uma apresentação da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso, na Praça Dom Wunibaldo, às 20h.

No dia 17 de dezembro será o encerramento do Projeto Arte e Cultura na Escola e Carnaval fora de época, intitulado Chapada Folia Carnaval Fora de Época, que será no Estacionamento em frente à Prefeitura, às 22h.

Espetáculo -Romance e comédia. Para abrir a programação cultural do mês de dezembro, o grupo Moisaco reencena a clássica obra de Shakespeare. Com elementos diferentes e com a atuação de bonecos e atores, esse espetáculo será exibido pela primeira vez no município. O Mosaico apresentou em outubro a peça em Cuiabá e depois seguiu para uma temporada no Nordeste.

Romeu e Julieta é um dos textos que recebeu mais montagens no teatro mundial. Além de receber inúmeras adaptações para o cinema como a do diretor Franco Zeffirelli (1968), e mais recentemente Romeo+Juliet (1996) do diretor Baz Luhrmann, com Leonardo di Caprio e Claire Daines.

Nesta montagem da Companhia Teatro Mosaico, a história do casal apaixonado é contada por atores-bufões. E para dar vida aos personagens o grupo utilizam bonecos. Esta é a primeira investida da companhia em uma montagem que utiliza bonecos de manipulação direta em cena.

Para esta empreitada contou com o trabalho de Carlos Gattas Pessoa, também conhecido por Carlão dos Bonecos. A proposta cênica da montagem, que tem como diretor Sandro Lucose, possibilita o retorno dessa prática, uma vez que a cena é montada diante da platéia.

A clássica empanada, característica do teatro de bonecos e a cortina vermelha característica das montagens de Shakespeare estão presentes no cenário da montagem do Teatro Mosaico para Romeu e Julieta. Além desses elementos, o espetáculo conta com características típicas do Mosaico como as cantigas populares e folclóricas. Além de alguns traços regionais que dão à obra um caráter lúdico e singular.

Este espetáculo celebrou os dez anos da Companhia Teatro Mosaico, que este ano montou também A Caravana da Ilusão, de Alcione Araújo.

A história clássica retrata dos filhos de duas famílias rivais da cidade de Verona que se apaixonam. Romeu é um Montecchio e Julieta uma Capuleto, mas nem mesmo a rivalidade de suas famílias será capaz de impedir o amor dos jovens.

Ao se conhecerem em um baile de máscaras, se apaixonam perdidamente. Casam-se secretamente, mas uma fatalidade os separa. Romeu é exilado e tem que deixar sua amada. Para poder ter o seu amor de volta, Julieta tem que passar por um sacrifício semelhante a morte. Porém o plano de fuga dos dois não dá certo. E para ficar juntos para sempre legitimam suas juras de amor com a própria vida.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332074/visualizar/