Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 03 de Dezembro de 2005 às 07:26
Por: Edimar Santos

    Imprimir


Um público de 250 pessoas, formado em sua grande maioria por estudantes e educadores, assistiram na última quinta-feira (01/12) a palestra “Cultura Mato-grossense: Uma Melodia Histórica”, com o cantor, compositor, instrumentista e professor de música da UFMT Abel Santos e a cantora e psicóloga Vera Capilé. O evento marcou a abertura do Workshop Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico, promovido pela Casa Civil do Governo do Estado em parceria com a Facmat, Federação do Comércio, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis.

Durante a palestra Abel Santos falou da historicidade da música, acompanhando a evolução humana e sua importância como identidade cultural. “Quando se fala em cultura o que está em foco é a forma de expressão do pensamento de um determinado grupo em determinado momento da história. Não existe nada velho ou mal feito. É preciso compreender que a viola-de-cocho (símbolo da cultura mato-grossense) não é um instrumento mal acabado, pois, representa a capacidade de criação de um povo extremamente apaixonado por música, o mato-grossense”, explicou.

Abel Santos e Vera Capilé encantaram o público, que lotou o auditório do Fórum Municipal, com uma regressão histórica, acompanhando o percurso da música, da história contemporânea ao período aceito pelos pesquisadores como correspondente à sua origem: a Pré-História. A palestra foi regrada a muitas apresentações musicais. Um dos momentos que mais marcou o público foi a execução do Hino Nacional brasileiro na viola-de-cocho, feita por Abel Santos, e a interpretação da música “Chalana”, com a participação da cantora Vera Capilé.

De acordo com o músico Abel Santos “a iniciativa de levar a cultura do Estado aos municípios do interior já era um projeto pessoal antigo, que está se concretizando graças a sensibilidade e compromisso do Governo do Estado em difundir e divulgar a música e arte de Mato Grosso”.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332098/visualizar/