Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 13:36

    Imprimir


GENEBRA- A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu hoje em sua lista de pré-qualificação dois novos remédios contra a aids, fabricados por um laboratório indiano e por outro sul-africano.

''A ampliação das opções terapêuticas que esses remédios oferecem é particularmente importante hoje, quando se comemora o Dia Mundial da Aids'', afirmou a OMS através de um comunicado.

O primeiro dos anti-retrovirais autorizado hoje é a ''nevirapina'', fabricado pelo laboratório indiano Aurobindo. O outro é "lamivudina", um remédio elaborado pelo laboratório Aspen Pharmacare (África do Sul), o primeiro fabricante do continente africano que está na lista da OMS de remédios pré-qualificados.

Com estas incorporações, o número de remédios contra a aids pré-qualificados pela OMS supera os 70, dos quais 36 são de fabricantes de genéricos e 34 de produtos com nome comercial (sob patente).

''Estão se ampliando as opções disponíveis e quantas mais opções houverem, mais competitivos serão os preços'', explicou o responsável do Departamento de Políticas e Normas Farmacêuticas da OMS, Hans Hogerzeil.

Segundo o especialista adiantou, antes do fim do ano seria possível incluir mais algum remédio mais na lista da OMS, que leva a cabo um esforço por generalizar o acesso aos anti-retrovirais nos países onde a aids tem uma maior presença, o que permite que cada vez se possa escolher entre remédios de maior qualidade.

Durante este ano foram detectados cerca de cinco milhões de novas infecções pelo HIV no mundo todo, de modo que há cerca de 40 milhões de pessoas com o vírus da aids, das quais 90% vivem na África Subsaariana e no sudeste asiático.

A aids matou mais de 25 milhões de pessoas, incluindo os 3,1 milhões neste ano, dos quais 570 mil eram crianças.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332219/visualizar/