Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 13:22

    Imprimir


Começa hoje (01), a 4ª Mostra de Vídeo Universitário em Mato Grosso que vai projetar dezenas de produções experimentais de várias regiões do país. Até domingo (04), 49 filmes serão exibidos na tela do Cineclube Coxiponés, na Coordenação de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Vale ressaltar que a entrada é franca.

A Mostra homenageia nesta edição o documentarista, Joel Leão, o comerciante Névio Lotufo, pela construção da identidade cinematográfica do estado Mato Grosso, o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (MINC), Orlando Senna, e o reitor da Unemat, Taisir Karim.

O coordenador do evento e supervisor do Cineclube, José Amílcar (Zunga), explica que a Mostra tem como objetivos contribuir para constituição de um circuito universitário de exibição de vídeo, dar continuidade à identificação, reunião e exibição da produção videográfica realizada por estudantes, professores e técnicos administrativos das universidades brasileiras, públicas e privadas, abordando as diferentes faces da cultura e da sociedade. "Buscamos também promover, a partir da diversidade das produções, reflexões sobre a produção, a circulação e o acesso aos materiais produzidos", finaliza.

O evento - que parte das comemorações dos 35 anos da UFMT - é uma realização da Coordenação de Cultura da instituição, Cineclube Coxiponés, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Enter Informática, representante Tim no estado. Esta parceria também vai brindar o público. É que durante os dias da Mostra serão sorteados 10 aparelhos de celulares.

Programação - a Mostra tem início com três vídeos dirigidos e produzidos por Gui Castor, da Universidade Federal do Espírito Santo: Lita, 02'; A Conquista, 01' e Engendrado, 01'.

Na seqüência, Próxima Página, 30', de Marcelina Liberato, das Faculdades Integradas do Oeste de Minas Gerais; Já A Força, 03', de André Scucato, vem da Universidade Veiga de Almeida; Ireny, 03', de Gabriel Mascaro e Daniel Aragão, da Universidade Federal de Pernambuco; Gaiola, 03', também de Gabriel Mascaro; Entrelinhas, 28', de Ana Paula Damasceno, das Faculdades Integradas do Oeste de Minas Gerais; Banheiro Massa, 03', de Romero da Fonte, das Faculdades Integradas Barros Melo; Falando de Amor, 03', de Diná Maria Kleber, das Faculdades Integradas Cândido Rondon (MT); Lágrima, 04, de Gui Castor; Trem do Poeta, 06', de André Scucato; A Respiração, 07' e Enfim, 10', de Raphael Fonseca, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Revista Fadom, 30', de Ana Paula Damasceno e produção de Júlio César Santos e Larissa Bernardes, das Faculdades Integradas do Oeste de Minas Gerais. Finalizando a programação do primeiro dia Ó Antenor Igualmente Nós, 09´, de Ana Cláudia Cirino, João Carvalho, Marina Rattes et Allis, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Um vídeo-ensaio sobre a representação do pobre no cinema brasileiro.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332225/visualizar/