Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 08:11

    Imprimir


A 4ª Mostra de Vídeo Universitário em Mato Grosso será aberta hoje, às 20 horas, no Cineclube Coxiponés, na Coordenação de Cultura da UFMT. Ao todo, 49 vídeos disputam premiação em equipamento audiovisual. O coordenador do evento e supervisor do Cineclube, José Amílcar (Zunga), explica que a mostra tem como objetivo contribuir para constituição de um circuito universitário de exibição de vídeo. "Buscamos também promover, a partir da diversidade das produções, reflexões sobre a produção, a circulação e o acesso aos materiais produzidos", acrescenta.

A programação tem início com três vídeos dirigidos e produzidos por Gui Castor, da Universidade Federal do Espírito Santo: Lita, 02", que traz no roteiro uma mulher que utiliza da memória para alimentar seu espírito; A Conquista, 01", uma alusão à história de Colombo tentando colocar um ovo em pé; e Engendrado, 01", que tem como tema principal o sexo.

Na seqüência, tem Próxima Página, 30", de Marcelina Liberato, das Faculdades Integradas do Oeste de Minas Gerais (FIOMG), sobre uma revista quinzenal que visa investigar os dois lados dos crimes cometidos em Divinópolis. Já A Força, 03", de André Scucato, da Universidade Veiga de Almeida, é sobre a potência matemática do ser humano. Ireny, 03", de Gabriel Mascaro e Daniel Aragão, da Universidade Federal de Pernambuco, retrata um dia na vida de um cinegrafista popular que vende ilusão do sucesso ao povo. Gaiola, 03", também de Gabriel Mascaro, projeta um duelo entre o simbólico e o não simbólico da obra de arte num contexto urbano.

Entrelinhas, 28",de Ana Paula Damasceno, das Faculdades Integradas do Oeste de Minas Gerais, tem como proposta unir alunos e professores na discussão de um tema central. Banheiro Massa, 03", de Romero da Fonte, das Faculdades Integradas Barros Melo, é uma animação que conta a rotina do Sr. Massa, habituado a ouvir seu rádio e ler seu jornal no banheiro. Falando de Amor, 03", de Diná Maria Kleber, das Faculdades Integradas Cândido Rondon (MT), remete ao amor nas palavras e ações dos freqüentadores de Centro de Convivência da Melhor Idade.

Já Lágrima, 04", de Gui Castor, trata a presença da fé na vida de uma senhora. Trem do Poeta, 06", de André Scucato, é um passeio pela história da pintura. Raphael Fonseca, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, assina duas produções A Respiração, 07" e Enfim, 10". Revista Fadom, 30", de Ana Paula Damasceno e produção de Júlio César Santos e Larissa Bernardes, da FIOMG, é sobre um programa de telejornalismo produzido e apresentado por alunos.

Finalizando a programação do primeiro dia Ó Antenor Igualmente Nós, 09", de Ana Cláudia Cirino, João Carvalho, Marina Rattes et Allis, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Um vídeo-ensaio sobre a representação do pobre no cinema brasileiro.

Informações: 3615-8377





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332345/visualizar/