Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 17:26

    Imprimir


Haia, Holanda - O tribunal para crimes de guerra na antiga Iugoslávia absolveu um importante líder dos rebeldes de etnia albanesa do Kosovo, Fatmir Limaj, da acusação de torturar e matar civis sérvios e albaneses num campo de prisioneiros, durante a guerra de 1998-1999. Um segundo réu, Isak Musilu, também foi absolvido, e o terceiro, Haradin Bala, condenado a 13 anos de cadeia pelo assassinato de nove prisioneiros em julho de 1999.

Dezenas de amigos e parentes, nas galerias do tribunal, aplaudiram e gritaram em aprovação quando a absolvição de Limaj foi anunciada. Em Kosovo, onde o antigo líder rebelde é visto como herói por parte da população, ouviram-se tiros para o alto e buzinas.

O presidente de Kosovo, Ibrahim Rugova, saudou a decisão da corte, que segundo ele prova "o acerto da guerra pela libertação e independência dos albaneses étnicos" de Kosovo. "Estamos encantados", disse Hashim Thaci, ex-líder da força rebelde albanesa e que hoje chefia o Partido Democrático, do qual Limaj é membro.

Este foi o primeiro julgamento de membros do Exército de Libertação de Kosovo, facção apoiada pela Otan na guerra contra o ex-presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332423/visualizar/