Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 29 de Novembro de 2005 às 09:52
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


A professora Ms. do Centro Universitário Cândido Rondon – Unirondon, Maria do Socorro Castro Soares foi convidada pelo prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, para proferir uma palestra numa reunião com seu secretariado.

O convite surgiu após o prefeito ter tomado conhecimento da dissertação de Mestrado, desenvolvido pela professora, o qual abordou a questão política de Mato Grosso durante o processo de independência do Brasil e das vizinhas colônias hispânicas. O titulo do trabalho é: “O Governo Provisório de Mato Grosso e a Questão da Anexação da Província de Chiquitos ao Império Brasileiro (1821-1825)”.

Maria do Socorro esteve no Rio de Janeiro no último dia 22 e expôs sua dissertação para aproximadamente 100 pessoas, entre os cargos de primeiro e segundo escalão.

A tese, defendida em 2003, foi produzida a partir de muitas pesquisas, segundo relata a autora. “Tive dificuldades para fazer a dissertação por não ter nada escrito sobre o assunto. Foi um estudo inédito, daí sua importância”, ressalta.

Ela conta que o autor que mais abordou a questão foi Virgílio Correa Filho, que cita a situação em 14 parágrafos de um livro. Diante disso, ela teve que recorrer ao Arquivo Público e documentos da época.

No resumo da dissertação, a professora ressalta: “Este trabalho estuda as relações políticas em Mato Grosso no contexto da independência do Brasil, quando se intensificou a rivalidade política local entre Cuiabá e Vila bela da Santíssima Trindade.

Embora a pesquisa tenha recuado até à criação da Capitania, o recorte cronológico tomou como balisa o período de 1821-1825, por tratar da deposição do último Capitão-General Francisco de Paula Magessi Tavares, e da instalação das Juntas Governamentais em Mato Grosso, e do movimento emancipador promovido nas colônias espanholas, limítrofes a Mato Grosso, que deu causa ao episódio da tentativa de anexação proposta por D. Sebastião Ramos, governador da Província de Chiquitos, ao Império brasileiro. A anexação de Chiquitos é analisada neste contexto político específico, de rivalidade política em Mato Grosso e o processo de independência da Bolívia”.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332670/visualizar/