Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 29 de Novembro de 2005 às 08:32
Por: Expedito Filho e Ana Paula Sci

    Imprimir


Brasília - Uma operação silenciosa está sendo montada na Câmara para salvar o mandato do deputado José Dirceu (PT-SP) da cassação. A idéia é reunir na luta em favor do ex-ministro as mesmas forças que elegeram Aldo Rebelo (PC do B-SP) para presidência da Câmara. Se a estratégia der certo, Dirceu terá votos do PMDB e de dissidentes do PFL, além do apoio de deputados do PL, PTB, PP e do próprio PT.

Enquanto ganha tempo com as manobras no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-chefe da Casa Civil conseguiu mobilizar a seu favor gente importante como o senador José Sarney (PMDB-AP) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). “Vamos impor à oposição mais uma derrota, da mesma forma que aconteceu quando o Aldo venceu”, revelou um deputado, que também é ex-ministro e está empenhando na operação para salvar Dirceu.

Sarney jogou-se com tudo na campanha para salvar o ex-ministro da cassação. Já reuniu a bancada do Maranhão para que vote pela absolvição e está pedindo, por telefone e em conversas privadas, que deputados do PMDB e do PFL apreciem “com carinho” a situação de Dirceu.

Na avaliação de um amigo de Sarney, o senador estaria retribuindo o apoio recebido de Dirceu à época em que tentava mudar a Constituição e se reeleger presidente do Senado.

Dois deputados do PMDB confirmaram telefonemas dele. “O senador Sarney está pedindo para que a gente pense com carinho antes de votar pela cassação do deputado José Dirceu”, afirmou um deputado do PMDB do Ceará. A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), filha de Sarney, confirmou uma reunião da bancada do Maranhão para discutir o tema.

Apesar de uma relação cheia de altos e baixos com Dirceu, Renan tem trabalhado de forma discreta por sua absolvição. Aldo, que travou um duelo com Dirceu quando ambos eram ministros, segue a mesma trilha. O PC do B deverá votar em peso pela Não-cassação.

Na mesma linha seguirá o PSB. Na contabilidade do deputado João Caldas (PL-AL), Dirceu já reúne apoio suficiente para livrar-se da cassação. “Ele tem votos no PL, PP, PTB, PMDB e PT e dificilmente será cassado”, previu.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332698/visualizar/