Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 13:43

    Imprimir


Vem aí a 4ª Mostra de Vídeo Universitário em Mato Grosso, entre os dias 01 e 04 de dezembro, que vai projetar na tela do Cineclube Coxiponés, dezenas de produções experimentais de várias regiões do país. Ao todo, 49 vídeos disputam uma premiação em equipamentos audiovisual.

A abertura ocorre na quinta-feira, dia 01, às 20 horas, no Cineclube, localizado na Coordenação de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Vale ressaltar que a entrada é franca.

A Mostra homenageia nesta edição o documentarista, Joel Leão, o comerciante Névio Lotufo, pela construção da identidade cinematográfica do estado Mato Grosso, o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (MINC), Orlando Senna, e o reitor da Unemat, Taisir Karim.

O coordenador do evento e supervisor do Cineclube, José Amílcar (Zunga), explica que o evento tem como objetivos contribuir para constituição de um circuito universitário de exibição de vídeo, dar continuidade à identificação, reunião e exibição da produção videográfica realizada por estudantes, professores e técnicos administrativos das universidades brasileiras, públicas e privadas, abordando as diferentes faces da cultura e da sociedade. "Buscamos também promover, a partir da diversidade das produções, reflexões sobre a produção, a circulação e o acesso aos materiais produzidos", finaliza.

A programação tem início com três vídeos dirigidos e produzidos por Gui Castor, da Universidade Federal do Espírito Santo: Lita, 02'; A Conquista, 01' e Engendrado, 01'.

Na seqüência, Próxima Página, 30', de Marcelina Liberato, das Faculdades Integradas do Oeste de Minas Gerais; Já A Força, 03', de André Scucato, vem da Universidade Veiga de Almeida; Ireny, 03', de Gabriel Mascaro e Daniel Aragão, da Universidade Federal de Pernambuco; Gaiola, 03', também de Gabriel Mascaro; Entrelinhas, 28', de Ana Paula Damasceno, das Faculdades Integradas do Oeste de Minas Gerais; Banheiro Massa, 03', de Romero da Fonte, das Faculdades Integradas Barros Melo; Falando de Amor, 03', de Diná Maria Kleber, das Faculdades Integradas Cândido Rondon (MT); Lágrima, 04, de Gui Castor; Trem do Poeta, 06', de André Scucato; A Respiração, 07' e Enfim, 10', de Raphael Fonseca, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Revista Fadom, 30', de Ana Paula Damasceno e produção de Júlio César Santos e Larissa Bernardes, das Faculdades Integradas do Oeste de Minas Gerais. Finalizando a programação do primeiro dia Ó Antenor Igualmente Nós, 09´, de Ana Cláudia Cirino, João Carvalho, Marina Rattes et Allis, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Um vídeo-ensaio sobre a representação do pobre no cinema brasileiro.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332860/visualizar/