Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 05:24

    Imprimir


Começa hoje a oficina Boi-à-Serra, em Sinop. A iniciativa inédita irá qualificar vinte estudantes, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Sinop, para a formação de um grupo de dança. Três professores mostrarão como tocar instrumentos regionais, os passos de dança, além de ensinar a origem do mito.

A história de bois bravios é comum em várias regiões do país, o bumba-meu-boi no Maranhão, boi-de-mamão em Santa Catarina, a Dança do boi no Pará, e em Mato Grosso, como também em São Paulo, o Boi-a-Serra.

Nas antigas criações de gado, os animais eram marcados A ferro quente conforme o símbolo de seu dono, criados durante grandes períodos soltos, junto com animais de outros fazendeiros. Cada ano os vaqueiros saiam para recolher o gado. Daí surge à lenda. Os bois que escapavam, levavam a fama de serem ariscos, bravos, viverem escondidos na Serra. A divulgação ficava por conta dos cantadores que engrandeciam os vaqueiros que conseguiam capturar algum animal fugitivo. A tradição é apresentada durante o carnaval, estando viva principalmente no "Rio Abaixo", Santo Antonio do Leverger, Varginha, Engenho Velho, Bonsucesso e Maravilha.

Para não deixar morrer está rica raiz cultural, o projeto que recebe o apoio da Secretaria de Estado de Cultura sob a coordenação de Rute Varea, coordenadora de Cultura da Unemat – campus de Sinop e do projeto Diversidade Cultural em Evidência da PROEC, contará a professora de dança, Franciele de França, o palestrante José Rivaldo Nogueira, e o instrutor musical Éder Rodrigues.

Programação da Oficina

Dia 28 Abertura com dança e início das aulas de instrumentos musicais

Dia 29 e 30 Aulas sobre os instrumentos

Dia 01 Palestra sobre a história do Boi-à-Serra

Dia 02 Palestra, aulas de dança e apresentação




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332977/visualizar/