Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 15:10

    Imprimir


A Comissão de Educação da Assembléia Legislativa e o Instituto Memória, por intermédio do deputado Humberto Bosaipo (PFL), lançam nesta segunda-feira (28) a 2ª edição do livro Poesia do Araguaia. O lançamento será no saguão da Assembléia, às 19 horas.

A autora é Erotildes da Silva Milhomem, que já tem oito livros publicados. Escritora, historiadora, folclorista, artista plástica, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – Núcleo Regional de São Félix do Araguaia. Ela conta com orgulho que o deputado Bosaipo fez questão de promover o lançamento de seu livro. Viúva há cinco meses, Erotildes ainda está abalada com a perda do marido Matuzalém Pereira Milhomem. Mas a escritora continua sua obra e espera conseguir cumprir a promessa que fez a si mesma de publicar 40 romances históricos.

Erotildes é natural de Luciara, mas vive desde a infância em São Félix do Araguaia. Foi neste município que ela começou a escrever. Professora da rede pública estadual, ela começou a pesquisar a história da cidade para poder repassar aos alunos e acabou se descobrindo uma romancista. O primeiro livro publicado foi Meu Araguaia Querido, em 1985. Outras obras surgiram em 1990, 96, 98, 2000 e 2002. A primeira edição de Poesia do Araguaia foi publicada em 98.

O currículo de Erotildes é vasto. Com uma vida inteira dedicada à cultura, ela ocupa a cadeira de número 21 da Academia de Letras, Cultura e Arte do Centro Oeste; pertence à União Brasileira de Escritores; e fundou três museus, um deles é o Cultural e Histórico do Centro Oeste, em São Félix. Também foi vice-prefeita da cidade, entre 1982 e 89. “A gente que preservar a cultura, mas não só para nós e sim para mostrar aos outros”, diz.

A Comissão de Educação da Assembléia e o Instituto Memória estão fazendo um trabalho de lançamento de uma série de livros. O mais recente foi Esperando o Trem: Sonhos e Esperanças de Cuiabá, de Fernando Tadeu de Miranda Borges. Agora é a vez de Poesia do Araguaia.





Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333430/visualizar/