Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 10:17
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


Deputados discutem hoje (25), a situação da comunidade chiquitana. A audiência pública, que acontece às 9 horas, na Câmara Municipal de Porto Esperidião, terá a participação de diversas autoridades. No mês passado, o assunto foi amplamente discutido em Pontes e Lacerda.

Naquela ocasião, ficou definida mais uma audiência pública, que será realizada pela Comissão de Agricultura da Câmara Federal e a formalização de um documento feito pelo Governo do Estado ao Supremo Tribunal de Justiça, referente a possibilidade de reconhecer a população da Colônia Nossa Senhora Aparecida, de Vila Bela da Santíssima Trindade, em indígena.

No requerimento as lideranças partidárias destacam que os moradores de Ponta do Aterro, na região do Vale do Guaporé, estão na iminência de tornarem-se índios chiquitanos, o que vem causando transtornos das mais diversas espécies a toda a população. De um lado, há quem não acredite serem os moradores da etnia chiquitana, de outro, os que defendem a tese da etnia e tenham por certa a demarcação da área como reserva indígena.

O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José riva (PP) ressalta a importância de se discutir o assunto para esclarer os fatos de maneira que cada comunidade tenha o que for de direito.

Entre os convidados estão: o governador do Estado, Blairo Maggi, o presidente do Tribunal de Justiça, José Jurandir de LIma, secretários de Estado e representantes do Ministério da Justiça, Incra, Funai.





Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333528/visualizar/