Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 09:24
Por: Francis Amorim

    Imprimir


Uma operação realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Polícia Militar na região de Cocalinho e Nova Nazaré, no Vale do Araguaia, resultou na apreensão de cinco dragas, materiais predatórios que seriam utilizados na pesca durante a piracema, além da notificação e aplicação de multas em desmatamentos ilegais.

A operação “Comando Verde” foi realizada durante cinco dias, em cerca de 130 mil hectares de terras. A intenção era realizar vistorias, orientação, aplicação de multas por falta de licenciamento e queimadas criminosas na área de conservação ambiental do Parque Quelônios do Araguaia. Durante a vistoria, os fiscais constaram que 40 mil hectares estão queimados.

Na mesma operação, os fiscais da Sema apreenderam, ainda, dragas que estavam sendo usadas na extração ilegal de areia no rio Burecaia, em Nova Nazaré, além de materiais de caça e pesca predatórios no rio das Mortes, no município de Cocalinho.

Segundo o gerente de Parques da Sema, Creudson Ávila Gordinho, as dragas foram apreendidas no leito do rio Burecaia. Os equipamentos não tinham a autorização de licença ambiental e projetos de extração de areia. “Todas foram lacradas e apreendidas com a notificação e aplicação de multas aos proprietários em razão das irregularidades”, disse Gordinho.

Durante a operação, a equipe da Sema e da Polícia Militar fez ainda a apreensão de redes para a pesca da espécie filhotes e pirarucus, e armas de fogo de calibres 28 (espingardas). “Nem mesmo no período da piracema, os pescadores não dão chance à vida”, resumiu Gordinho.





Fonte: Da Sucursal de Barra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333564/visualizar/