Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 20 de Dezembro de 2012 às 19:12

    Imprimir


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) operação para reprimir a extração irregular de madeira em terras indígenas no Maranhão.

A ação da PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Maranhãozinho, Centro do Guilherme e São Luís, todas no Maranhão.

Segundo a PF, as investigações da operação Copii (cupim, em tupi-guarani), teve início com em 2011, com o levantamento de informações sobre desmatamento na Reserva Indígena Alto Turiaçu no estado do Maranhão.

A quadrilha investigada era formada por madeireiros, índios, policiais militares e políticos da região.

De acordo com as investigações da PF, a prefeitura da cidade de Centro do Guilherme cobrava uma taxa para que os caminhões madeireiros entrassem na reserva e retirassem toras para vender em serrarias. A atividade não era autorizada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pela Funai (Fundação Nacional do Índio), uma vez que o dinheiro arrecadado não era repassado aos cofres públicos.

Ao pagar a taxa o caminhoneiro recebia um ticket, que comprovava o pagamento e dava direito de ingressar na reserva.

Os investigados responderão pelos crimes de corrupção passiva, concussão, prevaricação, formação de quadrilha ou bando e peculato.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/33373/visualizar/