Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 14:39
Por: Lorenzo Falcão

    Imprimir


Mato Grosso elegeu 36 delegados, entre gestores e agentes culturais de todas as regiões, para representar o Estado na Conferência Nacional de Cultura, que acontece em Brasília no mês de dezembro. A conferência estadual registrou o amadurecimento da classe cultural mato-grossense, bem como, a ampla participação dos municípios. “A cultura tem sido cada vez mais um fator de integração em Mato Grosso”, disse o secretário João Carlos Vicente Ferreira.

O secretário vai a Brasília nesta quinta-feira (24/11), para verificar os preparativos da Conferência Nacional com técnicos do Ministério da Cultura. Foi convidado juntamente com o titular da pasta de Mato Grosso do Sul.

A conferência teve a participação de mais de 410 pessoas, o que habilitou Mato Grosso a participar da Conferência Nacional com 36 delegados, sendo 30 eleitos entre os agentes culturais, em geral, e seis, entre os gestores públicos dos municípios.

A coordenação dos trabalhos de elaboração de propostas foi feita pelo secretário Adjunto de Cultura do Estado, Toco Palma. Os conferencistas se reuniram em cinco grupos, de acordo com suas respectivas áreas de atuação e se encaixando num dos eixos temáticos propostos pelo MinC: Gestão Pública da Cultura, Economia da Cultura, Preservação do Patrimônio, Cultura é Cidadania e Democracia e Comunicação é Cultura.

Entre as propostas elaboradas nos cinco grupos diferentes, algumas convergiam para aspectos transversais, como, por exemplo, naquilo que se refere a capacitação dos recursos humanos e a distribuição dos recursos destinados ao setor. Uma equipe da Secretaria de Estado de Cultura está finalizando a compilação dessas propostas e reivindicações. A proposta mato-grossense para a Política Pública de Cultura, tema que será discutido na Conferência nacional, em Brasília, no mês que vem, estará disponível no site www.cultura.mt.gov.br .

Delegados - A eleição entre os gestores públicos de cultura foi disputada voto a voto. Seis foram eleitos e, ao final da apuração, aconteceu um empate entre três candidatos, sendo que apenas mais dois delegados completariam o número definido pelo MinC. O secretário Adjunto, Toco Palma, era um dos candidatos empatados e abriu mão da sua vaga. Ele vai participar da Conferência em Brasília a convite do Ministério da Cultura.

“Achei legal a nossa conferência, mas sabemos que nem tudo dá certo numa primeira vez. Temos que refletir em torno do que não deu certo e corrigir para o ano que vem”, disse Cleunice Andrade, coordenadora de Cultura de Pontes e Lacerda, gestora pública, uma das mais votada entre os delegados mato-grossenses. “Achei bom também que todo mundo pegou o espírito de defender o Estado”, completou. “Minha avaliação é bem positiva. Gostei”, aprovou Márcia Adriana Barros, diretora de Cultura de Ribeirão Cascalheira, também uma das mais votadas.

Na eleição para delegados representantes da sociedade civil houve equilíbrio na votação e o resultado final apontou para um conjunto representativo de praticamente todas as regiões mato-grossenses. “Fico feliz que tudo tenha transcorrido normalmente”, disse João Carlos Vicente Ferreira. Ele agradeceu o apoio de instituições como Assembléia Legislativa, Secretaria de Estado de Planejamento e OAB/MT na realização da Conferência e também o empenho de boa parte dos servidores da Cultura que ficaram de plantão ao longo de quase dois dias na OAB, zelando para que a conferência atingisse suas metas. Confira abaixo a relação dos delegados eleitos e seus respectivos municípios de origem.

Delegados (gestores públicos) Acácio Roberto Cruz (Rosário Oeste) Cleunice Andrade (Pontes e Lacerda) Edson Coutinho (Juína) Itamar Alves de Farias (Pontal do Araguaia) Márcia Adriana Barros ( Ribeirão Cascalheira) Mário Olímpio (Cuiabá)

Delegados (sociedade civil) Elaine Santos (Cuiabá) José Carlos de Barros (Cuiabá) Sônia Moraes (Guiratinga) Dilza Catarina (Cuiabá) Enair “Neca” (Poconé) Neuzalina Queiroz (Barão de Melgaço) Creuza da Costa L. Silva (Santo Antônio do Leverger) Wesley Brito (Barra do Garças) Valdir Bertúlio (Cuiabá) Vânia Sales (Juina) Eli Benedita (Acorizal) Wilson Natalino (Acorizal) Judite Machado (Acorizal) Divina Célia Santos (Barra do Garças) Carlito Cruz (Cuiabá) Déborah Gavilan (Chapada dos Guimarães) Joeli Siqueira Melhorança (Tangará da Serra) Inês Benevides Nogueira (Várzea Grande) Maria Aparecida de Matos (Várzea Grande) Cristóvão Silva (Cuiabá) Henriette Silva (Santo Antônio do Leverger) Weller Marcos (Cuiabá) Juliano Moreno (Várzea Grande) Cleide Maria (Diamantino) Rita da Silva (Várzea Grande) Valdemir Junker (Vila Rica) Ademir Binotto (Sorriso) Sônia Pereira (Lucas do Rio Verde) Ahmad Jarrah (Cuiabá) Leonardo Santana (Cuiabá)




Fonte: Assessoria/SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333738/visualizar/