Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 09:29
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


Uma reunião na próxima terça-feira, 22, deverá indicar o novo coordenador da bancada federal de Mato Grosso, composta por três senadores e oito deputados federais, cargo que atualmente é ocupado pelo deputado Ricarte de Freitas (PTB). Numa primeira conversa há duas semanas, o único nome que se predispôs a assumir os trabalhos foi o do deputado Pedro Henry (PP). O problema maior é que Henry está sendo investigado pelo Conselho de Ética da Câmara Federal e corre o risco de ser cassado e perder o mandato.

O coordenador da bancada federal é quem atua na gestão das 18 emendas de bancada que Mato Grosso tem para fazer na proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) da União. Além das emendas de bancada que tem maior peso político na hora das discussões, cada parlamentar tem direito a emendas individuais, só que as chances de liberação acontecem mais para as de grupo.

O deputado Ricarte de Freitas (PTB) lembrou que na próxima sexta-feira, 25, se encerra o prazo para apresentação das emendas de bancada. “Na terça-feira teremos que estar com o nome do novo coordenador definido”, disse o deputado, lembrando que desde o final de 2004 até agora ele ocupou a função que deverá ser repassada para outro parlamentar.

Geralmente os parlamentares, quando definem as emendas de bancada, exageram nos valores para ver se conseguem o máximo de recursos liberado para determinada obra ou ação. “Chegamos a apresentar mais de R$ 100 milhões para a BR-158, mas o relator acatou apenas R$ 30 milhões, que foram confirmados recentemente pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em solenidade com o governador Blairo Maggi na região do Vale do Araguaia”, exemplificou o deputado petebista.

Se a coordenadoria couber mesmo ao deputado Pedro Henry, fica patente que a bancada federal de Mato Grosso não acredita na cassação do mesmo, pelo contrário, acredita na absolvição das acusações que pesam contra o parlamentar pepista de ter participação de acertos entre parlamentares para votarem a favor de matérias do governo federal.

Existe nos bastidores uma conversação para que a coordenação fique com a deputada Teté Bezerra (PMDB), visto que nem todos estiveram na primeira reunião da coordenação de bancada.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/335368/visualizar/