Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Novembro de 2005 às 09:16
Por: Anthony Garotinho

    Imprimir


Há cinco anos inaugurávamos, na cidade do Rio de Janeiro, o Restaurante Betinho. Instalado na Central do Brasil, foi o primeiro restaurante popular do País. E o propósito que nos guiou a desenvolver esse projeto fica bem claro na escolha do nome de Betinho, homem que dedicou sua vida à luta para garantir alimento para a população de baixa renda. O sucesso daquela iniciativa em benefício da população mais carente deu tão certo, que os restaurantes estão sendo multiplicados. Hoje, já são nove unidades em funcionamento – mais cinco serão inaugurados até o fim deste ano – em todo o Estado do Rio, servindo 22,3 mil refeições diariamente, cada uma a R$ 1, com cardápio balanceado e elaborado por nutricionistas.

O projeto dos restaurantes populares representa uma parcela da nossa vitória no combate à fome. Tenho ciência de que o problema só será resolvido quando os brasileiros tiverem empregos e salários dignos, mas não podemos assistir ao sofrimento de milhares de pessoas sem tomarmos uma atitude emergencial. Não podemos pedir paciência a quem tem fome nem cruzar os braços diante de problemas que nos atinge direta ou indiretamente.

Os restaurantes populares fazem parte do Programa de Segurança Alimentar do governo do estado do Rio, e contribui para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população fluminense. A governadora Rosinha Garotinho costuma dizer que concorda quando as pessoas falam em ensinar a pescar. Mas Rosinha também gosta de lembrar que temos que primeiro dar as condições para que se aprenda a pescar, porque, com fome, ninguém aprende nada.

É, portanto, com muita alegria e orgulho que a governadora Rosinha festeja cinco anos de consagração do programa – que serve de exemplo para governantes de outros estados. A cada dia, somente no restaurante da Central do Brasil, três mil pessoas têm acesso ao que, para muitas, é a única refeição do dia. É hora de celebrarmos com toda a população do Rio de Janeiro, pois, como foi plantada uma boa semente, o resultado é o melhor.

* Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro, é secretário de Governo e de Coordenação do Estado. Ex-secretário de Segurança Pública (2003-2004), ele foi prefeito de Campos (1989-1992/1997-1998), secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca (1993) e deputado estadual (1987-1988).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/335804/visualizar/