Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 14 de Novembro de 2005 às 17:44

    Imprimir


O Ministério da Agricultura anunciou hoje que a Rede dos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagro) vai receber R$ 37 milhões para a compra de novos equipamentos. Os recursos serão repassados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia à Secretaria de Defesa Agropecuária. O anúncio ocorre num momento em que o país enfrenta um foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e depois de muitas críticas à demora na conclusão dos exames feitos pelo laboratório da Lanagro em Belém em animais do Paraná suspeitos de terem contraído a doença.

Segundo o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a modernização da rede de laboratórios aumentará a eficiência, a confiabilidade e a rapidez das análises. Ao justificar a necessidade de reforço no orçamento dos laboratórios, Rodrigues disse que a estrutura requer equipamentos, metodologias e gestão condizentes com as exigências dos acordos internacionais nas áreas zoosanitárias e fitossanitárias. "Laboratórios de alta segurança são fundamentais em processos envolvendo doenças como febre aftosa, influenza aviária, peste suína clássica, newcastle, entre outras", disse Rodrigues.

Segundo o ministro, os países desenvolvidos têm exigido que os laboratórios brasileiros sejam aptos a fazer análises equivalentes aos adotados em seus territórios. A União Européia, por exemplo, tem equipamentos de captura de resíduos em produtos de origem animal mais precisos que os atualmente utilizados pelo Brasil. Rodrigues acrescentou que essa defasagem leva ao aumento dos questionamentos dos importadores aos produtos brasileiros, principalmente em razão da detecção de resíduos fora dos limites aceitáveis.

"A diferença ocorre porque, embora dentro da capacidade dos equipamentos que hoje dispomos, os importadores acabam detectando resíduos fora destes limites", afirmou. O ministro destacou também que a inexistência de laboratórios de referência com reconhecimento internacional para doenças de bovinos e aves não condiz com a liderança do Brasil na exportação mundial de carnes.

A rede laboratorial do Ministério da Agricultura engloba seis laboratórios nacionais agropecuários (Lanagro), localizados em Pedro Leopoldo (MG), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Recife (PE) e Campinas (SP). Outras unidades regionais estão localizadas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Pará, Amazonas e Ceará.





Fonte: Globo Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/335977/visualizar/