Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 18 de Dezembro de 2012 às 18:09
Por: Camila Cervantes e Patrícia Sa

    Imprimir


   Após vitória obtida nesta segunda (17), na qual teve julgado procedente o recurso que extinguia o processo no qual foi condenado, o prefeito eleito de Juara Oscar Bezerra (PSB) sofreu nova derrota e não deve assumir a prefeitura, ao menos por enquanto. Ele pleiteava liminar no próprio TRE para ser diplomado e empossado, mas o pedido foi negado nesta terça (18) pelo juiz-membro Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto.

 

   Assim, segue indefinida a situação do município-pólo da região Norte do Estado e os eleitores continuam sem saber quem comandará cidade. Neste caso, prevalece a decisão na qual ficou definido que o presidente da Câmara Municipal, a ser eleito em 1º de janeiro, assume o posto.

    Apesar disso, Oscar Bezerra vive expectativa de reverter à situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que pode causar reviravolta. Ele já sofreu, porém, uma derrota na última instância quando, de forma monocrática, o ministro Henrique Neves da Silva negou provimento a pedido do socialista para reformar sua condenação e assumir o comando de Juara.

   No recurso negado, Oscar buscava anular por completa a decisão que o tornou inelegível. Aproveitou o fato do TRE ter extinguido punição em segunda instância para pleitear o arquivamento total da ação. Francisco Alexandre, no entanto, fez questão de ressaltar que o processo só foi remetido para a primeira instância devido ao erro processual e que, por isso, não cabe ao TRE anular a decisão.

   “Ademais disso, mesmo que este Tribunal houvesse declarado a nulidade do processo número 65/2008, o que, de fato, não ocorreu, não poderia esta Corte decidir a respeito da candidatura ou da diplomação do requerente, uma vez que o processo hábil para tanto é o registro de candidatura e estes autos encontram-se tramitando, em grau de recurso, no egrégio Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/33604/visualizar/