Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 02 de Junho de 2005 às 10:50
Por: Cida Fontes

    Imprimir


Brasília - Pressionado pelo governo e oposição, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se reúne hoje às 10 horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na terça-feira, Renan Calheiros recebeu o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, para um café da manhã em sua residência. Na pauta dos dois encontros: a situação política no Congresso e, especialmente, a criação da CPI dos Correios.

Segundo interlocutores do governo, Lula entrou no circuito para impedir a instalação da CPI e seus aliados na Câmara estão autorizados a usar todos os instrumentos para aprovar o recurso contra a abertura das investigações que está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A oposição pretende obstruir os trabalhos na CCJ para adiar a votação do recurso. A estratégia é ganhar tempo, com o objetivo de forçar o senador Renan Calheiros a indicar os integrantes da CPI e pôr a comissão em funcionamento, já que a apresentação do recurso não suspende a instalação da comissão.

Por outro lado, os governistas atuam na CCJ para garantir a maioria e não correr riscos. Os líderes estão alterando a composição da comissão, trocando parlamentares que assinaram o requerimento em favor da CPI por outros que são mais fiéis ao Planalto. Além disso, estariam tentando fazer manobras regimentais para que o recurso seja votado apenas no plenário da Câmara.

Isso evitaria o exame do recurso pelos senadores, onde o governo pode perder já que não tem maioria. Pressionado pela oposição, Renan Calheiros disse ontem que será isento e cumprirá as regras regimentais na condução da sessão conjunta do Congresso que for apreciar o recurso. Ele, inclusive, prometeu ao PFL que fará uma reunião com todos os líderes da Câmara e Senado para definir o rito da votação.

Numa sessão conjunta, uma matéria que é aprovada em uma casa legislativa é imediatamente apreciada pela outra. Em caso de rejeição pelos deputados não é submetida ao Senado, é arquivada.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336456/visualizar/