Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 20:30
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Cuiabá - Cinqüenta índios terenas ocuparam hoje a sede regional da Funai, em Cuiabá e fizeram reféns 20 servidores. Apenas mulheres gestantes foram liberadas pelos terenas liderados pelo cacique Milton Rondon. Eles querem agilidade na demarcação de uma área de 52 mil hectares da Gleba Iriri, em Peixoto de Azevedo, Norte de Mato Grosso.

Os índios prometem ficar dentro do prédio até que o processo de identificação e reconhecimento da área seja concluído. Há 20 anos os terenas lutam por terras em Mato Grosso.

De acordo com o cacique, desde o final de 2002, quando ocupam uma área em Rondonópolis, os 300 índios da etnia no Estado aguardam uma decisão da Justiça na aldeia Kopenuti onde ocupam 32 dos 52 mil hectares da área que está reivindicada. "Fomos transferidos, mas ainda não somos donos das terras porque a Funai está burocratizando o processo", disse o cacique, que ainda reivindica melhorias nas áreas de saúde e alimentação. "Estamos fazendo uma manifestação pacífica", afirmou o cacique.

O administrador regional da Funai em Cuiabá, Luiz Antônio de Araújo, se reuniu com os índios para informar que aguarda uma decisão da Justiça para homologar a área. Irredutíveis, os índios afirmam que vão aguarda uma proposta "concreta" do presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, para desocupar o prédio.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336658/visualizar/