Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 20:14

    Imprimir


Londres - Com o título de Open Systems (Sistemas Abertos, em tradução livre) foi inaugurada nesta quarta-feira na galeria Tate Modern, de Londres, uma exposição que documenta os movimentos artísticos de vanguarda dos anos 60 e 70 nos dois lados do Atlântico.

Foram anos de agitação estudantil - maio francês -, assassinatos políticos - Martin Luther King e Robert Kennedy, nos Estados Unidos - e conflito bélico - guerra do Vietnã -, em que arte, cultura e política parecem convergir de repente.

A exposição apresenta as obras de mais de 30 artistas tão diferentes como os brasileiros Hélio Oiticica e Lygia Clark, os americanos Andy Warhol, Bruce Nauman e Sol LeWitt,o belga Marcel Broodthaers, a austríaca Valie Export, o russo Ilya Kabakov e os alemães Gerhard Richter e Hans Haacke.

Oiticica é representado com uma instalação chamada Projeto Filtro, em que o visitante é convidado a percorrer um labirinto de corredores cortados por cortinas de cores mais ou menos exóticas enquanto ouve poemas gravados. Os "objetos sensoriais" da brasileira Lygia Clark também estão na exposição, além das mais políticas "inserções em circuitos ideológicos" de Cildo Meireles.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336661/visualizar/