Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 18:43
Por: Carlos Martins

    Imprimir


São Paulo, MT - A meta estipulada pelo Governo Federal é que em 2007 cerca de 65 milhões de turistas visitem o Brasil. Essa projeção se baseia na taxa de visitantes que vem crescendo 20% ao ano. De 2003 para 2004, o número de visitantes passou de 30 milhões para 36,5 milhões e, para este ano, a estimativa é que o número alcance 45 milhões. Estes dados foram apresentados pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, durante a solenidade de abertura do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, nesta quarta-feira, em São Paulo. Segundo cálculos do Banco Central, o turismo deve gerar uma receita para o País de US$ 4 bilhões.

São Paulo é o principal pólo turístico do país. Este ano será rompida a barreira dos 5 milhões de visitantes e, em 2009, estima-se um número de 9 milhões de visitantes. A própria Organização Mundial do Turismo projeta para 2010 que 12 milhões de turistas visitem São Paulo. Os resultados alcançados até agora levaram o ministro a fazer um discurso bastante otimista em relação ao turismo. Quando a pasta foi criada, no início do Governo Lula, a Embratur fez uma pesquisa e descobriu que existia no mercado apenas 52 produtos, ou roteiros, formatados e prontos para serem vendidos no mercado.

O trabalho feito após o lançamento dos Roteiros do Brasil, dentro do programa de regionalização, em 29 de abril do ano passado, produziram resultados. Tanto que agora, neste salão, 451 novos roteiros estão sendo lançados em 136 regioes de 26 estados e o Distrito Federal, de acordo com informações atualizadas do ministro. “Temos razöes para comemorar”, disse o ministro, lembrando que quando o Plano Nacional do Turismo lançado em abril de 2003 era chegar em 2007 com 81 novos produtos ou roteiros turísticos formatados.

O turismo representa hoje o terceiro item na pauta de exportações do Brasil, ficando atrás apenas do complexo soja e minérios de ferro. Para atrair ainda mais os turistas, o ministro informou que a Infraero está investindo no exterior em divulgação R$ 25 milhóes. A Infraero, responsável pela administração dos aeroportos no país tem a ganhar já que cobra taxas das companhias. “O turista hoje quer experimentar, sentir emoçoes, conhecer culturas melhorar ainda mais a estrutura”, disse o ministro. O setor representa hoje 10% do PIB mundial e gera um em cada nove empregos.

No fim da tarde o ministro Walfrido dos Mares Guia, visitou o estande de Mato Grosso, onde foi recebido pela secretária Yêda Assis. Depois de assistir a uma apresentação do Grupo Os Mascarados, de Poconé, Walfrido falou sobre o trabalho feito pelo Governo Blairo Maggi em prol do turismo. “A política aplicada no setor em Mato Grosso tem dado resultados, já que é feita com profissionalismo. Mato Grosso faz um trabalho com alegria”, enfatizou o ministro.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336682/visualizar/