Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 16:55

    Imprimir


Berlim - O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer projetou para a barroca cidade alemã de Potsdam um complexo de curvilíneas piscinas cobertas por cúpulas em formato de semicírculo, que deverão ser abertas ao público em 2007, ano em que o criador de Brasília completa cem anos.

Charmoso, funcional e popular: assim Niemeyer quer que seja o complexo de piscinas e áreas de lazer da cidade alemã, sede do palácio de Sanssouci, jóia do rococó do centro europeu.

Potsdam, vizinha de Berlim, divide com a capital alemã um clima pouco favorável para eventos ao ar livre. Para superar este obstáculo, Niemeyer dotará cada uma das piscinas com uma cúpula de aço e vidro, com um sistema hidráulico de abertura ao exterior para os dias de tempo bom durante o verão.

"A arquitetura não apenas precisa ser funcional. Também deve ser bela", explicou Niemeyer, que, aos 97 anos e de acordo com sua conhecida aversão a viagens, não estava presente durante a apresentação do projeto hoje, mas que enviou uma mensagem gravada em vídeo em seu estúdio no Rio de Janeiro.

O arquiteto foi representado em Potsdam por seu sobrinho e colaborador, João Niemeyer, que realizou um passeio virtual, a partir de simulações por computador, no complexo que terá 42 mil metros quadrados.

A obra custará 31 milhões de euros, segundo estimativas divulgadas pelo porta-voz da cidade de Potsdam, Stefan Klotz. Espera-se que a construção comece em 2006 e seja terminada em 2007.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336714/visualizar/