Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 15:30

    Imprimir


Comidas típicas, artesanato, apresentações culturais e danças. Essa é a programação da quinta edição do Festival de Cultura e Jogos Indígenas, que acontece no município de Campo Novo do Parecis, mais precisamente, na Aldeia Seringal. A iniciativa tem apoio da Prefeitura local, do Governo do Estado e é uma realização da Associação Indígena Paresí-Haliti.

Serão quatro dias de muitas atividades, já a partir da quinta-feira (02/06), com a realização do II Seminário Estadual de Ecoturismo em Terra Indígena. Ao longo do evento, em pauta, temas como arqueologia, sustentabilidade econômica em terras indígenas, diversidade cultural indígena, pinturas corporais dos Paresí e arquitetura indígena. Ao final será elaborada a Carta do Povo Paresí (Haliti).

Palestrantes e estudiosos dos assuntos indígenas de projeção nacional, como Carlos Terena (Funai/BSB), Walter Morales (Unicamp), Guilherme Karrano (Funai/BSR), Rony Walter Azonayce Paresí (Funai/Tangará da Serra) e Renato Sanches (Funai/GO) têm presenças confirmadas.

Nos três dias seguintes acontecem uma série de competições esportivas. São oito modalidades, ao todo. O jikunahati (cabeça-bol), nolokakawati (cabo-de-guerra), tidimore, jakatiye (arco-flecha), mazakwati (natação), temati (corrida), kitxiyatyati (futebol) e jitsoti (apnéia) são as modalidades nas quais vão competir as etnias Paresí, Irantxe, Mynky, Bororo, Cinta-larga, Rikbaktsa, Arara, Nambikwara e Umutina.





Fonte: Assessoria-Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336731/visualizar/