Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 10:10

    Imprimir


Terminou ontem, 31 de maio, o prazo regulamentar para apresentação à ONG CBC das candidaturas para a Capital Brasileira da Cultura 2006.As cidades de Salvador, Olinda e João Pessoa estão concorrendo ao título e deverão aguardar agora o veredicto que será divulgado em 30 de junho pela Comissão Julgadora.

A expectativa é muito grande, pois pela primeira vez na história será eleita uma cidade como Capital Brasileira da Cultura, que deverá desenvolver um programa de eventos e atividades culturais durante todo o ano de 2006. A CBC2006 será o referencial da cultura nacional e terá a sua cultura divulgada para o Brasil e o mundo.

Mario Vendrell, Diretor Executivo da OSCIP CBC, declarou que “ estamos muito satisfeitos com a participação nesta primeira edição da Capital Brasileira da Cultura. Muitas cidades , de diversas regiões do país demonstraram interesse pelo projeto e o Comitê Julgador terá certamente muito trabalho para decidir qual das três candidaturas será finalmente distinguida com a designação de primeira Capital Brasileira da Cultura da história”.

A cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia, possui 2,7 milhões de hab. e uma área de 707 km2. As condições naturais da “Baía de Todos os Santos” que propiciaram aos navegadores portugueses uma parada segura para suas embarcações, foi determinante na escolha de Salvador como a primeira capital do Brasil. Descoberta em 1501 pelo navegador português Pedro Álvares Cabral e fundada em 29 de março de 1549, Salvador foi a capital brasileira durante 214 anos. O conjunto arquitetônico do Pelourinho com cerca de 600 edificações restauradas é Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade. A cidade é a porta de entrada do turismo que tem como destino a Bahia,e conta com uma completa infra-estrutura. Possui um sincretismo cultural e religioso marcantes, que a tornam a principal cidade do País com cultura afro-brasileira.

Olinda, forma com a cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, uma conurbação de 260 km2 e cerca de 2 milhões de habitantes.Famosa por seu carnaval com seus bonecos gigantes , o frevo e forte participação popular, Olinda combina sua paisagem exuberante com um rico patrimônio histórico,também reconhecido pela UNESCO, formado por casarões coloniais e igrejas centenárias. Conta-se que o seu nome teria sido originado a partir da frase “Ó linda situação para se construir uma vila”, dita por Duarte Coelho, fidalgo português que tomou posse da Capitania de Pernambuco, em 9 março de 1535.

Fundada em 12 de março de 1537, Olinda foi palco de lutas entre holandeses e portugueses que disputavam a sua privilegiada posição estratégica em relação ao mar. Possui uma cultura popular muito rica em manifestações artísticas e artesanato.

João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, possui uma área de 211 Km2 e 650 mil hab.Fundada em 5 de agosto de 1585 as margens do Rio Sanhauá com o nome de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao Santo do dia, teve posteriormente vários nomes.Filipéia de Nossa Senhora das Neves em atenção ao rei da Espanha D. Felipe II, quando Portugal passou ao domínio espanhol; Frederikstadt (Frederica), por ocasião da sua conquista pelos holandeses, em homenagem ao Príncipe Orange, Frederico Henrique; Parahyba, com o retorno ao domínio português e, neste caso, recebendo a mesma denominação que teve a capitania, depois a província.Em 04 de setembro de 1930, finalmente recebeu o nome de João Pessoa, em homenagem ao Presidente do Estado que foi assassinado por ter-se negado a apoiar o Dr. Júlio Prestes, candidato oficial à Presidência da República, nas eleições de 1930.A cidade fascina pelas suas belezas naturais e pela exuberante vegetação nativa, que a faz ser considerada como uma das cidades mais verdes do mundo, além de possuir uma arquitetura barroca e colonial surpreendentes.Possui o ponto mais oriental das Américas (Ponta do Seixas) .A praia de Tambaba é uma das mais famosas e a primeira praia de nudismo do Nordeste do Brasil, conhecida mundialmente por sua beleza.

Qualquer cidade do Brasil pode apresentar a sua candidatura para concorrer à designação de Capital Brasileira da Cultura. A partir de 1 de julho de 2005 estarão abertas as inscrições para as candidaturas à Capital Brasileira da Cultura 2007.

O projeto Capital Brasileira da Cultura é uma iniciativa do Presidente da Organização Capital Americana da Cultura, Xavier Tudela, e tem o apoio do Ministério da Cultura através da Secretaria de Programas e Projetos Culturais.





Fonte: Divulgação ONG CBC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336802/visualizar/