Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Maio de 2005 às 17:49

    Imprimir


Os alunos do Curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, representados pelo Centro Acadêmico Oito de Abril, vêm a publico convidar para o aniversário de um ano do descerramento da placa que celebraria o começo da construção do bloco da Faculdade de Direito da UFMT, campus Cuiabá.

Na ocasião, estavam presentes o reitor da UFMT Paulo Speller, a governadora em exercício Iracy França, o secretário-chefe da Casa Civil Joaquim Sucena e o secretário de infra-estrutura Luiz Antônio Pagot que à época, 26/05/2004, proferiu: "Esta é uma das obras que estamos fazendo para a UFMT. Hoje a tarde estamos lançando o começo de outro prédio no campus de Rondonópolis e ficarão prontos em 180 dias ".

Ocorre que, na realidade, para a construção do bloco no campus de Cuiabá foi realizada uma permuta entre o Governo do Estado e a UFMT, onde a Universidade cederia imóvel situado na rua Comandante Costa ao Estado e este, por sua vez, realizaria a construção do bloco da Faculdade de Direito no campus.

Buscando superar as dificuldades pela falta de espaço físico, não só para a graduação dos alunos de direito da UFMT mas também para a pós-graduação, mestrado e doutorado e ter uma biblioteca setorial especializada, seria de suma importância a concretização deste bloco.

Diante da falta de compromisso da UFMT e do Governo do Estado, a Comunidade da Faculdade de Direito realizará nesta sexta-feira, 03/06/2005, às 9:00h, em frente a Biblioteca Central , um protesto que se resultará na celebração de aniversário do "não começo" das obras de prédio da Faculdade de Direito da UFMT.

Histórico

A UFMT completará no dia 10 de dezembro, 35 anos de existência. A Instituição surgiu a partir de um núcleo formado pela Faculdade de Direito que funcionava em Mato Grosso desde 1954, curso este que deu origem a formação de nível superior no Estado.

O "embrião" da UFMT, o curso de Direito, foi transferido de sua sede, situada na Rua Comandante Costa, para o atual campus de Cuiabá, onde permaneceria provisoriamente no bloco do antigo Centro de Ciências Sociais - CCS até a construção de seu bloco.

Passados quase 35 anos, perdura a situação de descaso com a FD, pois esta ainda funciona precariamente nas dependências da FAECC - Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis, desmembramento do CCS.

Precursor em nível superior em Mato Grosso e funcionando há 55 anos, o curso de Direito já obteve seis conceitos "A" no Exame Nacional de Cursos do MEC (Provão), sendo cinco consecutivos, alcançando grau de excelência. É o único curso superior de Mato Grosso a receber tal distinção e também o único a receber o selo de qualidade do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em MT.

Neste mais de meio século, a Faculdade de Direito já formou quase 8 mil bacharéis. Entre eles destacam-se figuras do mundo jurídico nacional e político.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336915/visualizar/