Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 31 de Maio de 2005 às 17:44

    Imprimir


Bagdá - O presidente iraquiano, o curdo Jalal Talabani, declarou que espera que o julgamento do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein comece dentro de, no máximo, dois meses. Em entrevista concedida à rede CNN, o presidente iraquiano disse, ao ser perguntado sobre a data do início do processo contra o ex-ditador - acusado de crimes contra a humanidade - que espera o tribunal "nos dois próximos meses".

"O governo iraquiano faz todos seus esforços para preparar o terreno para uma corte encarregada de tomar a decisão sobre o futuro de Saddam Hussein", garantiu Talabani, durante a entrevista, via satélite, à rede americana, desde Bagdá. Saddam está preso em um lugar secreto, sob custódia das tropas americanas, que o detiveram em 13 de dezembro de 2003, quando foi capturado dentro de um buraco em uma fazenda na cidade de Adouar, sul de Tikrit, sua cidade natal.

Um tribunal especial criado em setembro de 2003 se encarrega de acumular provas para usá-las durante o processo, enquanto um grupo de advogados árabes e ocidentais prepara sua defesa na Jordânia.

Saddam Hussein é acusado de sete crimes relacionadas ao assassinato de centenas de curdos iraquianos no final da década de 80, à invasão do Kuwait em 1990, à repressão das revoltas xiitas de 1991 e à execução ou encarceramento de dezenas de líderes religiosos e políticos da oposição.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336916/visualizar/