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Estado fará negócios e apresentará riqueza cultural
Nos dias 10 e 11 de maio passado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), realizou uma oficina com as operadoras para explicar como seria o Salão do Turismo, de 1º a 5 de junho, em São Paulo.
Com base em critérios definidos pelo Ministério de Turismo, foram selecionadas oito operadoras de turismo que vendem pacotes nos pólos turísticos e que estarão presentes no Salão do Turismo em São Paulo. As operadoras são as seguintes: Floresta Tour (Pólo Amazônia), Aventur Turismo (Pólo Araguaia), Anaconda, Expeditours, Kanzen Turismo, Eco Turismo Cultural, Natureco e Leão Tour (Pólos Pantanal e Cerrado). "Algumas operadores desenvolvem roteiros em diferentes pólos", explica Thaís Quintão, responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo, na Sedtur.
O Salão do Turismo vai utilizar os pavilhões Vermelho, Verde e Branco e que abrangem uma área de 24 mil metros quadrados, dentro do Expo Center Norte. O evento estará organizado em cinco grandes blocos de atividades. O primeiro compreende a Feira de Produtos, com a apresentação dos Roteiros Turísticos. Cada Estado terá um estande para apresentar e comercializar os novos roteiros. Em outro espaço, acontecerá a Vitrine Brasil, que foi organizada em três áreas.
Na primeira, os produtos associados ao turismo serão vendidos. Incluem-se aí, artesanato, gemas, jóias, produtos de origem agropecuária ou industrial. Entre os produtos que Mato Grosso estará expondo e vendendo estão bonecas de pano confeccionadas em Dom Aquino, produtos de tecelagem, como redes, cerâmica, cadeiras de palha (de Poconé), bijuterias feitas com sementes (em Alta Floresta), materiais feitos com fibra de cana-de-açúcar (Nova Olímpia) e ainda violas-de-cocho.
Na segunda área, haverá a Mostra de Manifestações Culturais. De 2 a 5 de junho, Mato Grosso será representado em alguns shows por Pescuma, Henrique & Claudinho, pelos grupo Os Mascarados, de Poconé, e também pelo violeiro Abel Santos. A terceira área será dedicada à Mostra Gastronômica, com a apresentação das cozinhas regionais. "Mato Grosso irá servir, por exemplo, a mujica de pintado com arroz branco e farofa de banana", diz Simone Lara, responsável pela organização da Vitrine. No estande de Mato Grosso produtos também poderão ser degustados alguns produtos mato-grossenses, como as famosas balas de banana de Nossa Senhora de Livramento, paçoca-de-pilão, bananas verdes fritas e também o canjinjin, bebida típica fabricada em Vila Bela da Santíssima Trindade.
A Rodada de Negócios (nos dias 2 e 3 de junho) será a oportunidade para vendedores e compradores se encontrarem. Um sistema criado pelo Sebrae nacional identificou o perfil das empresas participantes – operadores e agências de viagens. O sistema cruza as informações disponíveis e cada um sabe com quem se encontrar durante as rodadas. "Existem pelo menos 70 compradores potenciais que já agendaram encontros com os operadores mato-grossenses", diz Thaís Quintão. Para cada encontro, foram reservados pela organização 20 minutos. "Os operadores vendem tanto para o mercado nacional, como para o Exterior. A Best Team Brasil, por exemplo, vende pacotes apenas para o mercado italiano", exemplifica Thais.
Com base em critérios definidos pelo Ministério de Turismo, foram selecionadas oito operadoras de turismo que vendem pacotes nos pólos turísticos e que estarão presentes no Salão do Turismo em São Paulo. As operadoras são as seguintes: Floresta Tour (Pólo Amazônia), Aventur Turismo (Pólo Araguaia), Anaconda, Expeditours, Kanzen Turismo, Eco Turismo Cultural, Natureco e Leão Tour (Pólos Pantanal e Cerrado). "Algumas operadores desenvolvem roteiros em diferentes pólos", explica Thaís Quintão, responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo, na Sedtur.
O Salão do Turismo vai utilizar os pavilhões Vermelho, Verde e Branco e que abrangem uma área de 24 mil metros quadrados, dentro do Expo Center Norte. O evento estará organizado em cinco grandes blocos de atividades. O primeiro compreende a Feira de Produtos, com a apresentação dos Roteiros Turísticos. Cada Estado terá um estande para apresentar e comercializar os novos roteiros. Em outro espaço, acontecerá a Vitrine Brasil, que foi organizada em três áreas.
Na primeira, os produtos associados ao turismo serão vendidos. Incluem-se aí, artesanato, gemas, jóias, produtos de origem agropecuária ou industrial. Entre os produtos que Mato Grosso estará expondo e vendendo estão bonecas de pano confeccionadas em Dom Aquino, produtos de tecelagem, como redes, cerâmica, cadeiras de palha (de Poconé), bijuterias feitas com sementes (em Alta Floresta), materiais feitos com fibra de cana-de-açúcar (Nova Olímpia) e ainda violas-de-cocho.
Na segunda área, haverá a Mostra de Manifestações Culturais. De 2 a 5 de junho, Mato Grosso será representado em alguns shows por Pescuma, Henrique & Claudinho, pelos grupo Os Mascarados, de Poconé, e também pelo violeiro Abel Santos. A terceira área será dedicada à Mostra Gastronômica, com a apresentação das cozinhas regionais. "Mato Grosso irá servir, por exemplo, a mujica de pintado com arroz branco e farofa de banana", diz Simone Lara, responsável pela organização da Vitrine. No estande de Mato Grosso produtos também poderão ser degustados alguns produtos mato-grossenses, como as famosas balas de banana de Nossa Senhora de Livramento, paçoca-de-pilão, bananas verdes fritas e também o canjinjin, bebida típica fabricada em Vila Bela da Santíssima Trindade.
A Rodada de Negócios (nos dias 2 e 3 de junho) será a oportunidade para vendedores e compradores se encontrarem. Um sistema criado pelo Sebrae nacional identificou o perfil das empresas participantes – operadores e agências de viagens. O sistema cruza as informações disponíveis e cada um sabe com quem se encontrar durante as rodadas. "Existem pelo menos 70 compradores potenciais que já agendaram encontros com os operadores mato-grossenses", diz Thaís Quintão. Para cada encontro, foram reservados pela organização 20 minutos. "Os operadores vendem tanto para o mercado nacional, como para o Exterior. A Best Team Brasil, por exemplo, vende pacotes apenas para o mercado italiano", exemplifica Thais.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337543/visualizar/

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