Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 28 de Maio de 2005 às 10:00

    Imprimir


O ex-presidente americano Bill Clinton, de visita no Sri Lanka para inspecionar a coordenação dos trabalhos de ajuda às vítimas do tsunami de 26 de dezembro do ano passado no oceano Índico, pediu neste sábado uma maior participação das comunidades locais nestas tarefas.

Clinton, enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a reconstrução dos países afetados pelo tsunami, se reuniu com líderes muçulmanos locais de Kalmunai, no leste da antiga Ceilão e uma das áreas mais afetadas pela onda gigante.

Acompanhado da ministra de Casa e Construção, Ferial Ashraff, viúva do fundador do principal partido muçulmano do país, o ex-governante americano pediu às vítimas da tragédia eqüidade na distribuição de ajudas. Além disso, defendeu um maior envolvimento das comunidades locais nos trabalhos de reconstrução.

Protegido por um forte esquema de segurança, Clinton chegou ao Sri Lanka em sua segunda visita à ilha, onde, em 20 de fevereiro, esteve acompanhado do também ex-presidente americano George Bush.

O ex-governante americano tem como missão assegurar o correto uso dos fundos arrecadados para as zonas devastadas pela onda gigante, que na zona costeira do Sri Lanka matou mais de 40 mil pessoas e deixou outras milhares sem casa.

Clinton se reunirá hoje em Colombo com a presidente do Sri Lanka, Chandrika Bandaranaike, para conhecer os programas do governo nos trabalhos de assistência às vítimas.

Durante sua atual viagem pela região da catástrofe, Clinton também visitará as Maldivas, onde morreram 81 pessoas, e a Indonésia, onde o maremoto posterior ao terremoto de 9 graus na escala Richter deixou mais de 200 mil mortos e desaparecidos, principalmente em Aceh, ao norte de Sumatra.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337645/visualizar/