Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 27 de Maio de 2005 às 21:40

    Imprimir


O prefeito de Curitiba, Carlos Alberto Richa, irá a São Francisco, EUA, para participar na próxima semana de uma conferência organizada pela ONU em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Richa foi convidado junto a outros 59 prefeitos de cidades do mundo inteiro que de 1º a 5 de junho discutirão medidas para combater problemas como a mudança climática e a poluição das águas, além de assinarem uma série de acordos sobre a questão ambiental. Curitiba foi lembrada por ser uma das cidades mais limpas do mundo e no encontro Richa poderá trocar impressões com, entre outros, o prefeito de Londres, Ken Livingstone, que impôs uma taxa aos veículos para reduzir o tráfego no centro da cidade.

Também participará da conferência Han Zheng, prefeito de Xangai (China), uma das zonas urbanas de mais rápido crescimento do planeta.

Os acordos que serão assinados na reunião "representam uma resposta inovadora ao fato de que agora vivemos em um planeta urbano. Necessitamos desenvolver soluções reais para os desafios do meio ambiente urbano", disse Gavin Newsom, prefeito de São Francisco.

Pelo menos 130 prefeitos de cidades dos EUA que se reuniram em Seattle (estado de Washington) em meados de maio, assinaram esse acordo e se comprometeram a cumprir o Tratado de Kioto para reduzir as emissões de gases que produzem o "efeito estufa".

Os prefeitos, que representam 30 milhões de americanos, se comprometeram a cumprir ou inclusive melhorar os objetivos de Kioto com medidas como conseguir que os cruzeiros desliguem seus motores enquanto estão ancorados nos portos e campanhas de informação pública.

Os Estados Unidos, que com 20,6% das emissões de gases causadores do efeito estufa é o país mais contaminante do mundo, se retirou em 2001 da negociação do tratado, por considerar que aplicá-lo custaria grandes perdas econômicas e de postos de trabalho aos americanos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337720/visualizar/