Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 24 de Maio de 2005 às 21:00
Por: Andy Sullivan

    Imprimir


Computadores que enviam spam sem que seus usuários saibam deveriam ter seus acessos à Internet cortados até que sejam consertados, afirmou a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) na terça-feira.

A agência norte-americana vai pedir a 3 mil provedores de Internet espalhados pelo mundo para terem certeza que os computadores de seus clientes não foram infectados por programas invasores enviados por spammers que querem disfarçar suas atividades e passar os custos de transmissão de milhões de mensagens indesejadas para outros.

Pragas eletrônicas como o SoBig transformam computadores infectados em máquinas de envio de spam sem que o usuário perceba. As redes de PCs "zumbis" são responsáveis por cerca de 50 a 80 por cento de todo o spam enviado pela Web, segundo várias estimativas.

Uma vez que muitos usuários não têm conhecimento sobre segurança de seus computadores para combater o problema, a FTC espera que os provedores de Internet ajudem na tarefa, apesar de não serem obrigados.

Os provedores deveriam identificar os computadores em suas redes que estão enviando grandes quantidades de email e deixá-los em uma quarentena se forem identificados como zumbis de spammers, sugere a FTC. Eles também deveriam ajudar os clientes a limparem suas máquinas e educá-los para evitarem novas infecções.

A agência norte-americana informou também que planeja começar a identificar computadores zumbis específicos para notificar os provedores de Internet.

Autoridades de 25 países, da Bulgária ao Peru, também estão participando da campanha, informou a FTC.

A ausência na lista de colaboradores foi a China, onde especialistas afirmam que o rápido crescimento do mercado de Internet e uma relativa falta de sofisticação técnica estão produzindo grande número de computadores escravizados.

A campanha da agência segue-se a esforços anteriores para a desconexão de computadores mal configurados que são explorados por spammers.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337941/visualizar/