Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Maio de 2005 às 08:55

    Imprimir


A democratização das relações internacionais é fator fundamental para a democratização dos países, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o seu discurso na abertura do 6º Fórum Global sobre Reinvenção do Governo, em Seul.

O presidente Lula se referia às mudanças no Conselho de Segurança da ONU.

"Se é verdade que o mundo mudou nos últimos 60 anos, é razoável propor que mudem as instituições que de alguma maneira asseguram a governabilidade mundial", disse.

"É o caso do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja legitimidade e eficácia só serão completas quando os países em desenvolvimento estiverem devidamente representados entre os seus membros permanentes", continuou o presidente.

Brasil, Alemanha, Índia e Japão estão circulando na ONU um rascunho de uma resolução que propõe que os quatro países tenham assentos permanentes no Conselho de Segurança da organização.

Similaridade

Na sua edição desta terça-feira, o jornal "The Korea Herald" escreve que "a visita de Lula atraiu muito interesse local por causa das similaridades de seu caminho à Presidência com Roh (presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-hyun), que chegou ao cume do poder com apenas um diploma escolar.

O texto conta a história do presidente desde sua infância até sua vitória na corrida presidencial.

"Lula tem o crédito de grandes reformas econômicas de sucesso e o desenvolvimento do Brasil com realismo e estabilidade", escreve o jornalista Lee Joo-hee.

O presidente Lula está em visita oficial à Coréia do Sul. Na tarde desta terça-feira (manhã no Brasil), ele participa do encerramento do Seminário Brasil-Coréia: Oportunidades de Comércio e Investimentos e tem jantar com o presidente sul-coreano, Roh Moo-Hyun.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338109/visualizar/