Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 24 de Maio de 2005 às 08:19

    Imprimir


Seul - Em discurso hoje em Seul na inauguração do sexto "Fórum Global sobre Reinvenção do Governo", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a democracia como meio para conseguir uma sociedade justa, construída sobre o fundamento o crescimento econômico. Também advogou uma maior coordenação internacional para enfrentar os problemas globais, como o terrorismo e a pobreza, e a importância da liberdade de imprensa.

No fórum sobre reformas governamentais participam também o presidente anfitrião, Roh Moo-hyun, o chefe de Estado tajique, Imamali Rahmonov, os primeiros-ministros da Tailândia, Thaksin Shinawatra, Sri Lanka, Mahinda Rajapakse, e Senegal, Macky Sall, assim como o vice-presidente do Irã, Hamid Reza Baradan-Shoraka, além de personalidades como o secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Donald J. Johnston, e o subsecretário geral das Nações Unidas para temas econômicos e sociais, José Antonio Ocampo.

Este fórum global foi estabelecido em 1999, sob a iniciativa do então vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. Lula da Silva é o segundo presidente brasileiro que realiza uma viagem oficial à Coréia do Sul. O primeiro foi Fernando Henrique Cardoso, em janeiro de 2000. Coréia do Sul e Brasil estabeleceram laços diplomáticos em 1959 e o volume do intercâmbio comercial entre ambos os países ficou em 2,7 bilhões de dólares em 2003.

Segundo cifras do final de 2004, a Coréia do Sul mantém no Brasil um investimento avaliado em um bilhão de dólares, centrado nas atividades de 32 empresas de telecomunicações e siderurgia.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338117/visualizar/