Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 20:00

    Imprimir


Bagdá - Dois carros-bomba explodiram do lado de fora da casa de um líder comunitário nas proximidades da cidade de Mossul, matando pelo menos 20 pessoas, informam fontes da polícia e em hospitais. As detonações ocorreram na cidade de Tal Afar, 80 km a oeste de Mossul, disse Khesro Goran, vice-governador de Mossul. O general Wathiq Mohammed, vice-chefe de polícia de Mossul, e o diretor do hospital-geral da cidade, Saleh Qaddo Haider, confirmaram o total em 20 mortes.

Mais cedo hoje, outro carro-bomba havia explodido fora da mesquita Abul-Fadl Abbas em Mahmoudiya, cerca de 30 km ao sul de Bagdá, matando pelo menos dez pessoas. Ainda antes, o primeiro ataque com carro-bomba do dia ocorrera em frente a um restaurante de Bagdá, matando pelo menos nove pessoas, enquanto que mais de 100 ficaram feridas.

As explosões se deram horas depois do assassinato de Wael al-Rubei, assessor do primeiro-ministro do Iraque. Ele morreu na hora, junto com seu motorista. O atentado contra Al-Rubei foi reivindicado pela Al-Qaeda no Iraque.

Antes da onda de ataques, autoridades haviam anunciado que cerca de 300 supostos insurgentes tinham sido detidos durante uma grande operação das tropas iraquianas e americanas na localidade de Abu Ghraib, a oeste de Bagdá.

A campanha, considerada a maior operação militar conjunta iraquiano-americana, começou ontem à noite com o objetivo de deter ou matar rebeldes que realizam ataques na capital e na estrada que conduz ao aeroporto de Bagdá, disseram as fontes.

Os militares dizem que Abu Ghraib (30 quilômetros da capital), onde se encontra a famosa prisão com o mesmo nome, serve de base para os insurgentes que atacam com carros-bomba.





Fonte: AP-EFE-AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338189/visualizar/