Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 06:43
Por: Giordanna Santos

    Imprimir


Exibição de produções experimentais, seminário e uma competição de curtas, médias e longas-metragens são as atrações do 12º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que abordará o tema "Identidades". O festival começa hoje (23) e vai até o dia 28 e tem a participação do quarteto Kaleidoscópio na abertura oficial. O evento é uma realização da Primeiro Plano Cinema e Vídeo e conta com apoio do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, Governo do Estado, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Terra Brasilis e Associação Mato-grossense de Audiovisual (ABD/MT).

Durante a mostra competitiva serão apresentados 14 curtas, três média-metragens e oito vídeos, todos os trabalhos representantes do cinema nacional. A comissão de seleção levou em consideração os itens direção, inovação fotográfica, edição, roteiro e adequação ao tema. Ao todo foram inscritos 130 trabalhos.

Os longas-metragens exibidos durante o Festival são 500 Almas, de Joel Pizzini (23), Bens Confiscados, de Carlos Reichenbach (24), Garrincha - Estrela Solitária, de Milton Alencar (25), Diabo à Quatro, de Alice de Andrade (26) e Cabra Cega, de Toni Venturi (27).

As produções experimentais, curtas e vídeos mato-grossenses, estão sendo exibidas desde o dia 17 no Sesc Arsenal. A mostra acontece de quarta a domingo, às 18h30 e a cada semana, até o dia 5 de junho, está sendo apresentado um programa novo. Entre 25 e 29 de maio entra em cartaz o Programa 3 -Documentário. De 1º a 5 de junho é a vez do Programa 4 com obras em ficção e animação.

Convidados - O Festival terá a presença de importantes nomes do cinema nacional como o cineasta Toni Venturi, Alice de Andrade, o diretor do filme De Passagem (premiado em Cannes) Ricardo Elias e o diretor de Como Fazer um Filme de Amor, José Roberto Torero. O evento terá também a participação de vários atores, entre eles Leornado Vieira, o presidente da ABD Nacional, Marcelo Laffitti e a produtora e cineasta Beth Formagini, que também fará parte do júri.

Homenagem - O 12º Festival de Cuiabá terá ainda uma importante presença. Eduardo Coutinho, que lançou recentemente o documentário Peões, é o homenageado desse ano. Coutinho, um dos mais importantes nomes do documentário brasileiro, teve uma formação que passou pelo cinema, teatro e jornalismo, tendo inclusive cursado a faculdade de Direito em SP.

Coutinho é considerado um dos mais admirado e influente documentarista brasileiro da atualidade. Em mais de 40 anos de cinema ele já tem no currículo chega oito longas-metragem. Depois de um início de carreira dedicado à ficção, o diretor optou pelos documentários, a partir de uma rápida passagem pelo programa Globo Repórter, na década de 70.

Cabra Marcado para Morrer (1964-1984) tornou-se um grande clássico do cinema brasileiro. A partir de 1999 Eduardo iniciou uma fase prodigiosa com os filmes Santo Forte, Babilônia 2000 (2000) e Edifício Master (2002).

A solidez do método de Coutinho e a sensibilidade para ouvir pessoas comuns são fruto dos longos anos de profissão e de experiência com inúmeros documentários em vídeo realizados nos anos 1980 e 1990 entre os quais se destacam Santa Marta: Duas Semanas no Morro (1987) e Boca de Lixo (1992). Em 1989 ele dirigiu Volta Redonda Memorial da Greve, que pode ser considerado como uma antecipação de Peões. Seu próximo filme, O Fim e o Princípio (título provisório), inteiramente rodado no Nordeste, encontra-se em fase de montagem.

Coutinho expõe a realidade com um olhar atento e compreensivo. E ao invés de manipular ele dá a voz e concedendo, na montagem, o tempo necessário em cada plano para que a verdade das personagens possa se desvelar para a lente.

Filmografia do homenageado - Como roteirista, Coutinho participou de sete filmes. Destes os mais conhecidos são Dona Flor e Seus Dois Maridos, dirigido por Bruno Barreto. Além de participar do roteiro, Eduardo dirigiu mais de 15 filmes. Entre as mais famosas produções dele estão o documentário Cabra Marcado para Morrer, Santa Marta: Duas Semanas no Morro, Volta Redonda, o Memorial da Greve, O Jogo da Dívida, O Fio da Memória, Boca de Lixo, Os Romeiros do Padre Cícero, Santo Forte, 2000: Babilônia 2000, Edifício Master e, mais recentemente, Peões.

Programação - O 12º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá começa hoje e vai até o dia 28, na sala 5 do cinema do Pantanal Shopping. Na mostra competitiva de vídeos será apresentado o filme Quase Tudo, Quase Todos, de Márcio Shoenardi. Na exibição de curtas serão apresentados A Velha e o Mar de Petrus Cariry, Nave Mãe de Otto Guerra e 500 Almas de Joel Pizzini. O valor do ingresso é R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A Retrospectiva do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá já está sendo exibida no Sesc Arsenal.




Fonte: A Gazeta/Com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338394/visualizar/