Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 21 de Maio de 2005 às 14:10
Por: Fausto Macedo

    Imprimir


São Paulo - O ministro da Casa Civil, José Dirceu, declarou neste sábado que "a partir do Congresso estão querendo instalar uma crise artificial para desestabilizar o governo", ressalvando que o Congresso é soberano para abrir ou não a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Correios.

"Não peçam a nós que apoiemos uma CPI com esse caráter, porque a CPI foi pedida para investigar os Correios e, no outro dia, já era sobre as estatais. O verdadeiro caráter da CPI é para desestabilizar. Querem desestabilizar o governo a partir do Congresso, a partir das dificuldades do governo e dos nossos erros na Câmara dos Deputados."

Diante de 150 vereadores paulistas do PT, reunidos em Embu das Artes, estância turística da Grande São Paulo, Dirceu admitiu corrupção em setores da administração, mas afirmou que o governo combate com determinação os corruptos. Reconheceu problemas no partido e "problemas graves no governo", mas ressaltou que isso não quer dizer crise institucional. E fez críticas ao PSDB, a quem atribuiu "autoritarismo e a destruição de 1 milhão de empregos e da máquina pública".

Mas a preocupação de Dirceu, ele não escondeu em momento algum, é mesmo a CPI. "Não vamos deixar nos intimidar", avisou. "A oposição, particularmente os tucanos, quer ganhar no grito. Os partidos que apóiam o governo e o PT não podem apoiar essa CPI. Se quiserem apoiar é um direito legítimo de cada deputado, de cada senador. Mas a CPI ganhou um caráter que visa desestabilizar irresponsavelmente o País. Não é porque tem uma corrupção nos Correios que podem falar em crise institucional, que podem falar em pânico no governo. Estamos vivendo uma tentativa de criar uma crise. CPI é uma questão do Congresso, o governo não vai se envolver", disse.

O ministro repetiu o bordão que adotou desde o início da semana. "Esse é um governo que não rouba, que não deixa roubar e combate quem rouba." Ele garantiu que o Palácio do Planalto "vai enfrentar a situação atual com serenidade". Enfático, avisou: "O governo vai continuar governando. Tem gente que quer viver de ilusão, que nós do governo vamos deixar de fazer nossas tarefas para cuidar de CPI, que eu estou cuidando de CPI. Podem publicar, porque papel aceita tudo."





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338584/visualizar/