Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 21 de Maio de 2005 às 09:07
Por: Thaís Brianezi

    Imprimir


Manaus (AM) - A cheia do Rio Negro, este ano, deve ser entre "média e alta". A previsão do Serviço Geológico do Brasil é que o rio atinja, em meados de junho, quando ocorre o pico da sua cheia, um nível entre 28,5 metros e 28,9 metros. Isso significa 1,5 metro a mais do que no ano passado.

"Essa é uma cheia considerada entre média e alta, como não havia desde 1999. Neste nível, boa parte dos bairros da Glória e do São Raimundo ficarão embaixo d´água", alertou Marco Antônio Oliveira, gerente de hidrologia e gestão territorial do Serviço Geológico do Brasil (antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, ainda conhecido pela sigla de CPRM).

Os dois bairros citados por ele localizam-se na região central da cidade, à beira do rio Negro.

Oliveira explicou que o Serviço fornece todos os anos o primeiro alerta de cheia no dia 31 de março, 75 dias antes do dia estimado para que o Rio Negro atinja seu nível máximo. A previsão, segundo ele, tem 71% de probabilidade de acerto.

"Esse monitoramento é feito por meio de 302 pontos de observação espalhados por toda bacia Amazônica, com réguas de medição e pluviômetros. Os ribeirinhos anotam diariamente o nível do rio e a quantidade de chuvas. A cada três meses recolhemos esses dados e fazemos a análise", explicou Oliveira.

O Serviço Geológico do Brasil faz esse tipo de previsão desde 1989.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338690/visualizar/