Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 21 de Maio de 2005 às 09:03
Por: Thaís Brianezi

    Imprimir


Manaus (AM) - A Defesa Civil Municipal de Manaus começou a fazer nesta semana pontes nos bairros do São Raimundo e da Glória, na região central da cidade, em função da ameaça de enchentes. Essas pontes garantem o deslocamento das famílas que moram em palafitas, na beira do rio Negro. Segundo Alexandre Barbosa, sub-secretário da Defesa Civil Municipal, cerca de 62 famílias dos bairros São Raimundo, Glória e Matinha correm o risco de ter as casas alagadas até meados de junho, quando o rio Negro deverá atingir seu nível máximo.

A remoção dessas famílias, segundo o sub-secretário, não está prevista por dois motivos: nem elas querem sair de lá, nem a prefeitura possui um local estruturado para reassentá-las. "Vamos trabalhar com um plano de emergência. Já dispomos de madeira – comprada por licitação e também doada pelo Ibama – para distribuir a essas famílias, se elas precisarem subir o chão de suas casas. A madeira é o primeiro pedido desses moradores", explicou ele.

As outras medidas emergenciais seriam a distribuição de alimentos, a intensificação da coleta do lixo trazido pelas águas, a prevenção e o tratamento de doenças decorrentes dessa poluição e a remoção de famílias cujas casas apresentem risco de desabamento.

No dia 31 de março o Serviço Geológico do Brasil anunciou a previsão de cheia para o rio Negro, neste ano: ele deve atingir entre 28,5 e 28,9 metros – 1,5 metros a mais que o ano anterior. Esta é uma cheia considerada de nível médio a alto – a última dessa intensidade ocorreu em 1999.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338692/visualizar/