Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 21 de Maio de 2005 às 07:04

    Imprimir


Nova York - O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, recomendou que a Missão de Estabilização no Haiti (Minustah) mobilize mais 750 militares antes das eleições previstas para o último trimestre do ano. No relatório divulgado ontem, Annan também recomendou que o mandato da Minustah seja prorrogado por mais um ano, para que assegure um clima de segurança em uma "fase tão crucial" como é a de transição política.

Embora tenha reconhecido que as condições de segurança melhoraram, Annan destacou que ainda há muitos desafios, por isso o envio de mais 750 militares "permitiria uma resposta mais efetiva aos surtos de violência que possam vir a surgir antes das eleições".

A Minustah, liderada pelo general brasileiro Augusto Heleno Ribeiro, é atualmente integrada por 6.211 soldados e 1.413 policiais civis, procedentes majoritariamente de países latino-americanos, apoiados por 800 agentes de segurança locais.

Annan pediu à comunidade internacional que efetive os compromissos de cooperação com o Haiti, "o que permitiria o início de programas com resultados visíveis a curto prazo".

"Isto transmitiria ao povo do Haiti a mensagem de que a democracia pode representar vantagens concretas em sua vida cotidiana,"




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338759/visualizar/