Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 20:40

    Imprimir


Genebra - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) lamentou a publicação de fotos de Saddam Hussein de cueca e denunciou a profanação do Corão e outros símbolos religiosos na prisão militar americana de Guantánamo. As fotografias nas quais o ex-ditador iraquiano aparece seminu, vestindo as calças, foram publicadas pela imprensa britânica, o que levou o comando militar americano em Bagdá a anunciar uma investigação para descobrir quem, como e quando foram tomadas essas imagens.

"De maneira geral, não se podem divulgar fotos de detidos em situações humilhantes", disse à EFE o porta-voz do CICV, Vincent Lusser, acrescentando que o organismo humanitário espera que as autoridades investiguem o ocorrido. Lusser também disse que o CICV se queixou às autoridades dos EUA contra a suposta profanação de símbolos religiosos na prisão de Guantánamo e disse que houve uma mudança de atitude nos últimos meses sobre esse assunto.

"Recebemos denúncias por parte dos prisioneiros sobre falta de respeito ao Corão e outros assuntos religiosos e as transmitimos às autoridades", disse o porta-voz do CICV. Segundo ele, as denúncias foram feitas entre 2002 e 2003 e desde então se notou uma mudança de atitude no comportamento em relação aos detidos e uma maior correção no tratamento.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338812/visualizar/