Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 19:30
Por: Iolando Lourençio

    Imprimir


Brasília - O requerimento para criação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar denúncias de corrupção nos Correios será lido na próxima quarta-feira (25), em sessão do Congresso Nacional (Câmara e Senado). A decisão foi tomada hoje pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). A informação foi dada, há pouco, pelo presidente da Câmara.

Segundo Cavalcanti, a data (25) foi acordada para, que até aquele dia, se faça a conferência das assinaturas de deputados e senadores. "Os deputados e senadores que quiserem retirar as assinaturas do requerimento podem fazer isso até quarta-feira, assim como os que quiserem assinar podem fazer", disse Cavalcanti.

Para criação da CPMI, além da coleta de pelo menos 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores, a secretaria das Mesas da Câmara e do Senado têm de conferir a autenticidade das assianturas. Depois disso, o requerimento terá de ser lido em sessão do Congresso e publicado no Diário Oficial da Casa. Cumpridas essas formalidades, o presidente do Senado solicitará dos líderes partidários a indicação dos parlamentares para compor a CPMI. No caso desta comissão, serão 15 deputados e 15 senadores titulares e igual número de suplentes.

Até a leitura do requerimento no plenário do Congresso, os deputados e senadores que firmaram o pedido poderão pedir a retirada de assinatura, assim como outros parlamentares poderão assinar o requerimento. Depois de lido o pedido, não podem ser incluídas, nem retiradas as assinaturas.

O líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que o governo está pressionando parlamentares da base aliada para que retirem sua assinatura do requerimento. "O governo tenta tirar as assinaturas dos seus deputados e cria até constrangimento para os deputados, que devem ter cargos no governo federal, e certamente estão sendo chantageados", disse o líder do PFL.

O vice-líder do PT, Chico Alencar (RJ), porém, que desconhece a pressão do governo para esvaziar a instalação da CPMI dos Correios. "No PT, seguramente, não há pressão para retirar as assinaturas. A bancada se reuniu longamente, ficou quase em assembléia permanente nesses dias para avaliar a conjuntura política e para reafirmar nossa tranqüilidade de que nosso governo não rouba, nem deixa roubar. Mas a corrupção no Brasil é crônica, é historica, e precisa ser combatida pela Polícia Federal, pelo Ministéio Público e pelo Congresso Nacional", afirmou Chico Alencar. Dezoito deputados petistas assinaram o requerimento para instalação da CPMI.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339166/visualizar/