Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 17:38
Por: Lorenzo Falcão

    Imprimir


Lançada oficialmente no dia 13 de maio, a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso parte agora para sua implantação efetiva, com a seleção dos músicos que a vão compor, bem como, a seleção para o Programa de Capacitação de Professores de Música e Instrumentistas. Os interessados em integrar a orquestra ou participar da capacitação têm até o dia 13 de junho para se inscrever, pelo correio, ou pessoalmente, na sede da Secretaria de Estado de Cultura.

A orquestra será composta por 26 músicos, sendo 22 residentes em Mato Grosso e quatro visitantes. Os critérios para a seleção vão obedecer aspectos como qualidade técnica, formação musical, compromisso e seriedade profissional, potencial artístico, vontade, garra e devoção. É obrigatória a apresentação dos seguintes documentos no ato da inscrição: currículo musical e artístico resumido; cópias simples de RG e CPF e comprovante de residência; uma foto 5X7 ou 10X15 (pb ou colorida) e uma cópia da partitura da peça a ser executada no exame.

Os candidatos terão que se apresentar em audição com uma peça de livre escolha, com partitura, que poderá ser acompanhada por piano. Aqueles que não dispuserem de acompanhamento próprio deverão solicitá-lo no ato da inscrição. Os candidatos às vagas para viola de cocho e percussão não precisam apresentar cópia de partitura da peça a ser executada no exame de seleção. Os músicos selecionados serão notificados da seleção por telefone ou por e-mail, até o dia 25/06.

Os interessados em integrar a orquestra devem ter a idade mínima de 16 anos. Há sete vagas para violinos, duas vagas para viola, duas para violoncelo, uma para contrabaixo, oito para viola de cocho e duas para percussão. As provas de seleção serão realizadas em dia, hora e local a ser determinados e os candidatos estarão cientes dessas informações antecipadamente. A apresentação deles se dará por ordem alfabética, considerando o último nome de cada candidato. As provas serão abertas ao público.

A Orquestra de Câmara ensaiará seis horas semanais a partir de julho, em dois ensaios de três horas cada. Nas semanas de concerto, quando a orquestra receber os músicos visitantes vindos de outros Estados, serão 14 horas de ensaios semanais e dois concertos de uma hora e trinta minutos de duração cada. Os concertos serão consecutivos, aos sábados e domingos, salvo em casos excepcionais a serem analisados pela direção da orquestra.

Os músicos receberão R$ 200,00 por concerto e remuneração adicional para ensaios e concertos não previstos no edital. Aqueles que mais se destacarem durante ensaios e concertos serão convidados para estágios nas mais importantes orquestras brasileiras.

As inscrições para participar da orquestra e do programa de capacitação são gratuitas. Os candidatos ao programa de capacitação estão livres de apresentar cópia de peça de livre escolha e terão preferência para participar do programa os músicos selecionados para integrar a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso. As aulas serão ministradas pelos professores visitantes (04) e a carga horária constará de 64 horas/aula em módulos mensais totalizando, para 2005, 5 módulos que equivalem a 320 horas/aula de capacitação.

O edital de seleção para a Orquestra de Câmara e Programa de Capacitação pode ser conferido na íntegra no sítio www.cultura.mt.gov.br , no link capacitação e formação.Mais informações pelo telefone 613 9221.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339208/visualizar/