Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 18 de Maio de 2005 às 18:44
Por: Pritha Sarkar

    Imprimir


O suíço Roger Federer quer apagar o retrospecto ruim no Aberto da França, marcado para a próxima semana. Esse é o único Grand Slam que o número um do mundo ainda não conquistou.

Federer ganhou 11 troféus na temporada passada e já arrebatou outros seis neste ano. A taça Musketeers dada ao campeão de simples do Aberto da França foi o único título importante que ele não conseguiu em 2004, e ele estará determinado a mudar a situação nas próximas duas semanas na capital francesa.

"Os últimos dois anos foram decepcionantes para mim na França, então tenho que me concentrar nas primeiras fases", disse o jogador, quatro vezes campeão de torneio do Grand Slam.

"Quando eu embalar, então começarei a ficar realmente perigoso em Roland Garros", completou Federer, campeão do Masters de Hamburgo, na última semana.

Pisos

O suíço demonstrou sua versatilidade na última temporada, transformando-se no primeiro homem a ganhar títulos em três pisos diferentes.

Com apenas duas derrotas desde a Olimpíada de Atenas-2004, Federer estabeleceu uma aura de invencibilidade que não era vista desde o auge de Pete Sampras.

Mas, ao contrário do norte-americano, a longa lista de adversários de Federer sabe que o suíço não será fácil no cansativo piso vermelho.

Apesar do seu costumeiro fraco desempenho no segundo Grand Slam da temporada, onde nunca superou as quartas-de-final, Federer já conquistou cinco títulos em quadras de saibro.

Com vitórias sobre Guillermo Coria, finalista em Roland Garros no ano passado, e contra a promessa francesa Richard Gasquet no seu caminho para o terceiro título em Hamburgo, Federer voltou a provar que tem o talento para ganhar em Paris.

"Eu posso jogar em todos os pisos, então é difícil dizer qual é a minha superfície favorita", disse Federer, que ganhou dois títulos de Wimbledon, além dos Abertos da Austrália e dos Estados Unidos.

"Grama é uma temporada curta. Em quadra dura eu tenho uma campanha inacreditável e adoro quadras cobertas. O saibro é natural para mim, mas jogo pouco neste piso." Dificuldade

"Ainda acredito ter muito potencial para o saibro. É o piso onde também sinto que vou melhorar com mais rapidez. É claro que acredito poder jogar ótimas partidas no saibro, conforme mostrei no passado." Nas semanas antes de Roland Garros, toda atenção ficou para o desempenho devastador do adolescente espanhol Rafael Nadal no saibro.

Com Federer, 23 anos, fora do Masters de Roma com uma contusão no pé, Nadal ganhou uma final épica contra o argentino Coria após mais de cinco horas, firmando-se como favorito na França.

Federer precisou de seis jogos em sete dias para lembrar ao resto do mundo que ele também quer vencer em Paris.

"Ele é claramente um dos favoritos para Roland Garros", disse Coria, depois de ser vencido pelo suíço nas quartas-de-final de Hamburgo.

Federer disse: "Sinto que estou de volta em muito boa forma no saibro, mas bons sentimentos não importam muito quando o torneiro começa. Mas quanto mais títulos eu ganhar no saibro, melhor me sinto para o Aberto da França. A pressão, é claro, será forte, mas estou animado para o torneio."





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339488/visualizar/