Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 18 de Maio de 2005 às 13:52

    Imprimir


A comitiva mato-grossense que visitou Pirenópolis (GO) no último final de semana trouxe um ótimo aprendizado em relação ao turismo cultural, especialmente, no que se refere à Cavalhada. O coordenador de Intercâmbio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Carlos Roberto Ferreira, e o coordenador de Cultura de Poconé, Wanderley Alves da Silva voltaram satisfeitos do estado vizinho.

Acompanhando os gestores culturais foram diversas pessoas que têm algum tipo de participação na Cavalhada de Poconé, como costureiras, cavaleiros etc. “O apoio da SEC nessa iniciativa foi excelente. Fizemos um ótimo intercâmbio e aprendemos muita coisa”, disse Wanderley. “Podemos agregar valores à Cavalhada, porém, sem jamais descaracterizá-la”, adianta o coordenador de Cultura da Cidade Rosa. O município vai encaminhar propostas à Secretaria de Cultura no sentido de desenvolver parcerias como a realização de oficinas e outras ações que incrementem a performance dessa manifestação cultural rica e secular de Mato Grosso.

Carlos Ferreira destacou a postura profissional dos poconeanos que souberam apreciar a Cavalhada de Pirenópolis sem o menor etnocentrismo ou bairrismo, mas sim, com um olhar atento e apreendedor que haverá de tirar algum tipo de proveito para enriquecer o folguedo no município pantaneiro mato-grossense.

Ele explicou que há muitas diferenças entre as duas Cavalhadas. Diferenças que vão desde o contexto musical em que se realizam, passando pela indumentária, pela destreza nas competições hípicas e chegando até personagens que existem numa e noutra não, como é o caso do imperador (Poconé) e os curucucus - os mascarados (Pirenópolis). O coordenador de Intercâmbio ressaltou que ficou para os mato-grossenses uma bela lição de como o turismo cultural e como o patrimônio são, potencialmente, geradores de renda e empregos.

A Cavalhada de Poconé deve retornar a Pirenópolis em setembro, quando será inaugurada a arena da Cavalhada naquela cidade. Os goianos também foram convidados a vir conhecer a Cavalhada mato-grossense neste ano, mas será impossível: no início de junho a Cavalhada de Pirenópolis viaja a convite do governo francês em comemoração ao ano do Brasil naquele país. Ficou pré-agendada uma visita dos responsáveis pela Cavalhada de Pirenópolis a Poconé para 2006.





Fonte: Assessoria/Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339572/visualizar/