Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 18 de Maio de 2005 às 11:00
Por: Mariah Queiroz

    Imprimir


A II Expedição Ambiental no Rio Cuiabá promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi transferida para o dia 21 de maio, a partir das 7 horas, na comunidade de Sucuri, em Cuiabá. A mudança de data tem o objetivo de atender as agendas das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, parceiras na iniciativa, cujos prefeitos Wilson Santos e Murilo Domingos, respectivamente, devem participar do evento.

A embarque acontecerá na comunidade do Sucuri, de onde os participantes seguirão de canoa até o varandão Barra do Pari, bairro Santa Amália. As pessoas responsáveis pela análise da água seguirão até a comunidade do São Gonçalo Beira Rio. Junto com os prefeitos das duas principais cidades de Mato Grosso, participarão ambientalistas, autoridades em geral e representantes da sociedade civil. A atividade, que acontecerá no sábado, consiste num resgate histórico de Cuiabá, pois ali às margens do Córrego da Praínha, por causa da descoberta do ouro, bandeirantes chegavam em busca do metal precioso vindos da Europa e do litoral brasileiro.

A expedição resgata também a origem do nome “Cuiabá”. Este nome tem várias definições e hipóteses para sua origem, a exemplo da clássica história do bandeirante que derruba uma cuia nas águas do rio Cuiabá e exclama “Cuia vá!”, substituindo o “v” pelo “b”, daí se originou o nome Cuiabá”, informou o diretor municipal de Meio Ambiente da Smades, Abel Nascimento.

Antes do embarque, será servido o tradicional quebra-torto (refeição matinal). A recepção acontecerá na vila da comunidade do São Gonçalo Beira Rio. Lá haverá apresentações culturais como o “Siriri” e o “Cururu”. O Corpo de Bombeiros acompanhará a equipe que fará o trajeto fluvial.

Uma das canoas deve transportar especialistas para fazer a coleta da água para análise em pontos próximos a dragas localizadas em Áreas de Preservação Permanentes (APPs). “Vamos aproveitar a oportunidade para fiscalizar as erosões, lançamentos de efluentes potencialmente poluidores, assoreamento, bancos de areias nos leitos e nas margens do rio, lixo, mata ciliar e construções irregulares”, informa Abel.

O resultado da expedição servirá para a construção da agenda 21 de Cuiabá. O evento tem a participação da Secretaria Municipal de Educação Desporto e Lazer (Smedel), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e representantes de entidades e segmentos organizados. Até esta segunda-feira, a Smades já dispunha de 26 adesões. Ano passado foram apenas 11.





Fonte: PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339610/visualizar/