Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 18 de Maio de 2005 às 09:46
Por: Raquel Massote

    Imprimir


Belo Horizonte, 17 - O atraso na abertura da última florada nas lavouras de café no ano passado está atrasando o início da colheita em algumas regiões produtoras em Minas. Segundo o agrônomo do Ministério da Agricultura em Viçosa, na zona da Mata, José Leonardo Araújo, cerca de 60% das plantações ainda apresentam frutos verdes. A região costuma ser uma das primeiras no Estado a iniciar o processo. De acordo com Araújo, a maturação está seguindo o curso normal pós-florada, mas ele estima que o ritmo deverá se acelerar apenas em junho.

Em Araguari a incidência de "verde" é mais baixa, cerca de 20% do total, já que mais de 90% das plantações são áreas irrigadas. O presidente da Associação de Cafeicultores (ACA), Reinaldo Caetano, diz que a região deverá apresentar uma queda de produção da ordem de 18% em relação à safra passada, para 300 mil sacas, por causa da bianualidade.

Já no sul de Minas, a colheita ainda ocorre de forma seletiva. Segundo o gerente do departamento técnico da Cooperativa de Três Pontas (Cocatrel), Roberto Felicori, o número de produtores que iniciaram o processo chega a 60%. De acordo com ele, a situação das plantações na safra atual é melhor em função do clima. "A florada foi bem definida, o cafeeiro está enfolhado e completando todo o ciclo fenológico, o que favorece a produção de um café de qualidade", avalia.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339629/visualizar/